Hoje na história

23.Sep.1875

Fora da lei do Velho Oeste dos EUA, Billy the Kid é preso pela primeira vez

Em um dia como este, no ano de 1875, Billy the Kid, um fora da lei do Velho Oeste norte-americano, era preso pela primeira vez depois de roubar um cesto de roupa. Mais tarde, ele saiu da cadeia e percorreu o oeste americano, onde construiu uma reputação de bandido e assassino, envolvido na morte de 21 pessoas.
 
Os detalhes exatos sobre o nascimento de Billy the Kid são desconhecidos, mas seu verdadeiro nome seria William Henry McCarty. Ele nasceu, provavelmente, entre os anos de 1859 e 1861, em Indiana ou Nova York. Ele não teve relação alguma com o seu pai quando criança e mudou-se com a família para vários locais: Indiana, Kansas, Colorado, Silver City e Novo México. Sua mãe morreu em 1874 e Billy the Kid passou a viver do crime.
 
McCarty participou da famosa Guerra do Condado de Lincoln, entre fazendeiros rivais e facções mercantes, em 1878. Depois disso, Billy the Kid continuou sua vida com roubo de gado, cavalos, jogatina e assassinatos. Por causa dos seus crimes, havia um prêmio por sua cabeça. Ele foi capturado e indiciado pela morte de um xerife durante a Guerra do Condado de Lincoln. Billy the Kid foi condenado à forca, mas conseguiu escapar da prisão, assassinando dois vereadores. Sua liberdade, no entanto, foi curta. O xerife Pat Garrett o encontrou em Fort Sumner, no Novo México, e o matou a tiros no dia 14 de julho de 1881.
 
Embora tenha morrido muito jovem, a lenda de Billy the Kid só cresceu com a sua morte e hoje ele é um símbolo do Velho Oeste. Sua história inspirou inúmeros filmes, livros, programas de TV e músicas. O lugar em que ele foi morto, Fort Sumner, localizado a 160 quilômetros de Albuquerque, com o seu túmulo e um museu, é uma atração turística.
 
 

Imagem: Ben Wittick [Domínio público], via Wikimedia Commons