Todos os horários

Hoje na história

07.Oct.1959

Face "oculta" da lua é flagrada em foto pela primeira vez

A face não visível da Lua, também chamada de face "oculta" do nosso satélite, era fotografada pela primeira vez em um dia como este, no ano de 1959, pela sonda Luna 3, da União Soviética. Como apenas um lado da Lua é visível da Terra, até a década de 50 havia muita especulação sobre como seria o lado desconhecido do nosso satélite. Praticamente, 82% da superfície do outro lado era desconhecida.
 
Contudo, com as fotos da Luna 3 - 18 delas de boa qualidade - foi possível elaborar um primeiro atlas sobre o lado do satélite que não vemos da Terra. O livro foi publicado pela Academia de Ciências da URSS em 6 de novembro de 1960. Um ano depois, o primeiro globo, com características lunares invisíveis da Terra, foi lançado na URSS, com base em imagens da Luna 3.
 
Em 20 de julho de 1965, outra sonda soviética, Zond 3, capturou novas e melhores imagens da Lua, que revelaram cadeias de crateras, com centenas de quilômetros de comprimento em seu lado "desconhecido". Em 1967, um segundo atlas foi publicado em Moscou, além de um globo completo atualizado, com 95% da superfície lunar. O lado mais afastado da Lua foi visto pela primeira vez, diretamente pelos olhos humanos, durante a missão Apollo 8, em 1968.
 
 

Imagem: Divulgação/NASA