Hoje na história

27.ago.1883

Explosão de vulcão faz desaparecer a ilha de Krakatoa, na Indonésia

A considerada pior erupção vulcânica da história aconteceu em um dia como este, no ano de 1883, quando o vulcão Krakatoa deu início a uma sucessão de erupções e explosões ao longo de 22 horas. Como resultado, 37 mil pessoas morreram, e a Ilha de Krakatoa, localizada na Indonésia, simplesmente sumiu do mapa, com a destruição de todas as formas de vida animal e vegetal. A explosão do vulcão atirou pedras a mais de 25 quilômetros de altura e o seu estrondo chegou a ser ouvido na Austrália, Filipinas e Índia.

 
A maior parte das pessoas morreu por conta dos vários tsunamis, que ocorreram em vários pontos da Terra. Há relatos de ondas de mais de 40 metros de altura perto das ilhas de Java e Sumatra. No local formou-se um lago, na cratera do vulcão, onde vivem plantas e pássaros. Atualmente, ali está o Anak Krakatoa, que significa "Filho de Krakatoa". Ele surgiu em 1930, resultado das mesmas forças tectônicas que causaram a erupção do antigo Krakatoa. Este vulcão é ativo e não se sabe se um dia poderá ter uma atividade tão violenta quanto a do seu "pai".
 
 

Imagem: Lithograph: Parker & Coward, Britain;Twinsday at en.wikipedia [Public domain or Public domain], from Wikimedia Commons