Hoje na história

10.set.1993

Estreia da Série Arquivo X

A premiada e popular série Arquivo X fez sua estreia na televisão norte-americana no dia 10 de setembro de 1993. A série, criada por Chris Carter, centrava sua trama nas investigações de fenômenos paranormais, conduzidos pela dupla de agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). A série marcou época e fez uma legião de fãs pelo mundo. Algumas frases dos seus personagens entraram para a cultura pop como "the truth is out there" (a verdade está lá fora), “trust no one” (não confie em ninguém), “I want to believe” (eu quero acreditar).

Enquanto Mulder crê na existência de extraterrestres e na paranormalidade, a cética médica Scully trabalha com análises científicas das descobertas de Mulder. Os dois ficam muito próximos e estabelecem uma grande confiança um no outro, que vai culminar em um relacionamento romântico no final da série.

Arquivo X foi exibido pela FOX, nos Estados Unidos, e ficou no ar até 19 de maio de 2002. Até o seu término era a série com maior duração na televisão norte-americana, superando o posto que pertencia a Stargate SG-1. No Brasil, foi exibida pela Rede Record e FOX, com reprises pelo canal pago TCM ou Netflix.

 


Imagem: Fox Divulgação