Todos os horários
05.Aug.2016

Estão abertos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

No dia 5 de agosto de 2016 aconteceu a abertura oficial, no Rio de Janeiro, dos Jogos da XXXI Olimpíada, que se encerraram no dia 21 de agosto. Foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos sediados na América do Sul.

 

A cerimônia de abertura, no Maracanã, foi marcada pelo tema da sustentabilidade e diversidade e contou com a presença de diversas celebridades como a modelo Gisele Bündchen e os cantores Anitta, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Os diretores de criação para a cerimônia foram Fernando Meirelles, Daniela Thomas, Andrucha Waddington e Deborah Colker. Para encerrar o revezamento da tocha olímpica, no final da cerimônia de abertura, Gustavo Kuerten trouxe a tocha ao estádio, passou a chama olímpica para Hortência Marcari, que, por sua vez, passou para Vanderlei de Lima, que acendeu a pira olímpica. 

 

Foram disputadas 306 medalhas em 28 esportes, divididos em 42 modalidades. Os jogos do Rio contaram om a inclusão do rugby seven e do golfe. No quadro de medalhas, os Estados Unidos terminaram os Jogos na primeira colocação pela quinta vez consecutiva - com 46 medalhas de ouro e 121 medalhas no total. A Grã-Bretanha finalizou em segundo e a China em terceiro. O Brasil ganhou sete medalhas de ouro, somando 19 no total, selando sua melhor participação na história das Olimpíadas. Um dos destaques foi a conquista inédita do ouro pela seleção masculina de futebol do Brasil. A edição dos Jogos do Rio foi marcada pela suspensão dos atletas russos do atletismo pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) por conta de um relatório que apontava a existência de um amplo programa de dopagem no país.

 


Imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock.com