Todos os horários

Hoje na história

29.Nov.1807

Em fuga, família real portuguesa inicia longa viagem para o Brasil

No dia 29 de novembro de 1807, teve início a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. As embarcações foram guarnecidas por navios ingleses durante o caminho.  

 

Toda a corte portuguesa foi obrigada a deixar Portugal por conta da dominação de Napoleão Bonaparte na Europa. Ele queria dominar todo o continente, mas não conseguiu passar pelas forças militares e pelos navios da Inglaterra. Como medida econômica e política, Napoleão determinou o bloqueio continental, no qual todos os países da Europa estavam impedidos de negociar com a Inglaterra. Essa ordem deixou o herdeiro da coroa portuguesa, Dom João, em uma situação delicada, já que Portugal e Inglaterra eram antigos aliados. Outra alternativa era enfrentar o exército francês e correr o risco de ser invadido. A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa.

 

Somente no dia 22 de janeiro de 1808 a família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia. O desembarque da comitiva real, contudo, só aconteceu no dia 24, às cinco horas da tarde, em uma grande solenidade. Depos de Salvador, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro no dia 8 de março, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa. Com a vinda da família real, várias mudanças ocorreram na então colonia: a abertura dos portos brasileiros, a instalação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda, a criação de um jornal, além de melhorias culturais e educacionais.

 


Imagem: Henry L'Evêque / National Library of Portugal [Domínio público], via Wikimedia Commons