Todos os horários

Hoje na história

09.Nov.2016

Donald Trump vence as eleições presidenciais nos EUA

Após uma disputa eleitoral com a democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump conquistou a maioria dos votos na corrida presidencial dos Estados Unidos e se tornou o 45º presidente do país. Após quase dois anos de uma campanha política marcada por ofensas e ataques pessoais, a vitória de Trump chegou para contrariar expectativas e previsões .

Trump fez uma campanha centrada nas críticas ao modelo econômico e social dos Estados Unidos praticado pelo democrata Barack Obama. Segundo o republicano, a classe política já não trabalhava mais pelo interesse do povo. Ele prometeu rever acordos comerciais, como o NAFTA e a Parceria Transpacífico e impor barreiras tarifárias para reduzir importações da China. Além disso, propôs reforçar as leis de imigração e construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Contrariando as previsões da imprensa e das pesquisas eleitorais, Trump acabou vencendo a eleição por uma boa margem no colégio eleitoral (apesar de perder no voto popular). Após a confirmação de sua vitória, Hillary ligou para o rival, admitindo sua derrota. 

Em seu primeiro pronunciamento, Trump defendeu a união do país e disse que seria "presidente de todos os americanos". O republicano possui uma fortuna estimada em US$ 4,5 bilhões pela Forbes.


Imagem: Lev Radin/Shutterstock.com