Hoje na história

04.fev.1972

David Bowie grava clássica canção Starman

Quando ainda buscava sua afirmação no mundo da música, David Bowie gravou no dia 4 de fevereiro 1972 a canção Starman, single do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. O música foi gravada no Trident Studios, em Londres, na Inglaterra.

A letra descreve Ziggy Stardust trazendo uma mensagem de esperança de um alienígena, o Starman, aos jovens da Terra.

A música tem uma suave pegada rock, com guitarra acústica, com sua melodia levemente inspirada na canção Over the Rainbow, do filme O Mágico de Oz. 

Comercialmente, Starman foi um marco na carreira de Bowie, seu primeiro sucesso desde Space Oddity (1969). O single vendeu de forma constante e recebeu muitos comentários positivos, atingindo o 10o. lugar nas paradas britânicas e 65o. nos EUA.

Em 1989, o grupo brasileiro Nenhum de Nós fez uma versão brasileira da de Starman, uma música chamada Astronauta de Mármore para o álbum Cardume. A versão foi aprovada pelo próprio Bowie, mas dividiu opiniões dos fãs dele no Brasil. Ao mesmo tempo, foi um sucesso nas rádios naquele ano. Quando Bowie veio fazer um show no Brasil, pediu ao público para cantar um trecho da versão brasileira da música.


Imagem: chrisdorney/Shutterstock.com