Hoje na história

01.Maio.1776

Criada a ordem dos Illuminati da Baviera

No dia 1o. de maio de 1776 era fundado o grupo dos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta que remonta aos tempos do Iluminismo. Illuminati é uma palava do latim que significa aquele que é iluminado. O termo já foi aplicado a vários grupos ao longo da história, sejam eles reais ou fictícios, contudo, este nome têm sido mais comumente direcionado ao grupo da Baviera.

A ordem dos Illuminati foi fundada em uma floresta, no sul da Alemanha, por um gupo de jovens. A ordem se espalhou por vários países da Europa, mas nunca teria superado os dois mil seguidores. Por conta de brigas internas, a ordem foi encerrada oficialmente em 1788, porém, apesar da curta duração, os Illuminati da Baviera lançaram uma lenda na cultura popular.

Após o seu encerramento, especula-se que membros dos Illuminati se infiltraram na maçonaria e atuaram nos bastidores de revoluções históricas, nas guerras mundiais e nos ataques de 11 de setembro de 2001. Apesar das poucas evidências que comprovem a existência de algum traço daquele grupo formado em 1776, diversas outras sociedades secretas usam a fama dos Illuminati para criar conexões com esta antiga ordem.

Há várias suposições sobre este grupo, entre elas a de que esta organização seria formada pelas mentes que determinam tudo o que acontece no mundo e que seria responsável pela implantação de uma Nova Ordem Mundial.

Crédito da Imagem: Governo Federal dos EUA, sob domínio público, via Wikipedia