Hoje na história

15.Maio.1948

Começa a guerra árabe-israelense

A guerra árabe-israelense foi deflagrada em 15 de maio de 1948 . Naquele dia, exércitos árabes combinados atacaram Israel por três frentes diferentes. O conflito começou após a declaração de independência de Israel e terminou após os vários acordos de cessar-fogo entre israelenses e árabes, firmados entre fevereiro e julho de 1949. 

O confronto foi um desdobramento da Guerra Civil na Palestina Mandatária (1947-1948). A guerra foi declarada pelos estados árabes, que haviam rejeitado o Plano da ONU de Partição da Palestina, segundo o qual a Palestina, ainda sob mandato britânico, seria dividida em um estado árabe e um Estado judeu.

O cenário principal da guerra foi o antigo território do Mandato, mas também incluiu, durante um curto período, a península do Sinai e o sul do Líbano. A guerra foi vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu domínio por uma área de 20 mil km² (75% da superfície da Palestina). O território restante foi ocupado pela Jordânia, que anexou a Cisjordânia, e pelo Egito, que ocupou a Faixa de Gaza.

O conflito ficou conhecido pelos israelenses como Guerra da Independência ou Guerra da Liberação. Já os palestinos se referem ao período como al-Nakba, ou "A Catástrofe".



Imagem: National Photo Collection of Israel/Domínio Público, via Wikimedia Commons