Hoje na história

25.ago.1939

Clássico O Mágico de Oz faz sua estreia nas telonas

No dia 25 de agosto de 1939, o filme O Mágico de Oz, que se tornaria um dos maiores clássicos da história do cinema, estreou na telona nos Estados Unidos. Baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, o filme é estrelado por Judy Garland, que faz o papel de Dorothy, uma jovem de uma fazenda no Kansas que se vê em uma terra fantástica de bruxas malvadas, leões covardes, espantalhos falantes e homens de lata. Isso tudo acontece após um tornado atingir a cidade e durante a busca da garota pelo Mágico de Oz para voltar para casa.

Indicado para o Oscar de Melhor Filme daquele ano, o Mágico de Oz perdeu a estatueta para o clássico E o Vento Levou, mas levou o prêmio de Melhor Canção por Over the Rainbow e de Melhor Atriz Juvenil pela atuação de Garland. Filmado nos estúdios da MGM, na Califórnia, em 1938, foi uma das primeiras sequências a utilizar a técnica de cores nas cenas em Oz, enquanto Kansas era retratado em preto e branco.

Modesto sucesso de bilheteria quando foi lançado nos cinemas, O Mágico de Oz cresceu em popularidade depois que foi televisionado pela primeira vez, em 1956. Estima-se que 45 milhões de pessoas assistiram à transmissão inaugural. O filme gerou duas continuações, Regresso ao Mundo Maravilhoso de Oz (1974) e Return to Oz (1985). Em 1978, também foi feito um remake, The Wiz, estrelado por Diana Ross e Michael Jackson e com música de Quincy Jones.

 


Imagem: CBS Television Network [Domínio público], via Wikimedia Commons