Todos os horários

Hoje na história

25.May.2006

Celebrado o Dia do Orgulho Nerd

Em uma iniciativa que teve origem na Espanha, a data de 25 de maio de 2006 ficou conhecida como o Dia do Orgulho Nerd, uma iniciativa em que é defendido o direito da pessoa que deseja ser um nerd ou geek. A data de 25 de maio foi escolhida por ser o dia da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977.

Há também quem diga que a data foi escolhida por conta da obra Discworld, do autor britânico Terry Pratchett. No livro, no dia 25 de maio é comemorada a Revolução Gloriosa, onde a monarquia de Discworld dá vez a uma república. No mesmo dia também é celebrado Dia da Toalha, em homenagem ao autor Douglas Adams, da série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Sob o slogn de "quem não é nerd que levante sua espada laser", o evento de 2006 ocorreu em vários pontos da Espanha, organizado via internet. Durante os encontros, foram realizados vários tipos de atividades, desde concursos de fantasia, games e até um desafio para ver quem era o geek “inquestionável”. Mais tarde, a comemoração se espalhou pelo mundo. Num geral, o termo nerd surgiu como forma depreciativa para identificar a pessoa tímida e de poucos amigos, que se destaca em atividades intelectuais e/ou áreas da ciência, como computação e tecnologia.

 


Imagem: Shutterstock.com