Todos os horários

Hoje na história

22.Aug.1942

Brasil declara guerra à Alemanha e à Itália

No dia 22 de agosto de 1942, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Os ataques do Eixo a embarcações brasileiras haviam começado no ano anterior. Em março de 1941, um navio brasileiro que navegava no Mar Adriático foi atacado por um avião nazista, vitimando um marinheiro. 

Em 1942, dezenas de navios brasileiros foram atacados, com o primeiro afundamento do cargueiro Cabedelo ocorrido em março, no Caribe. Começavam as patrulhas antissubmarino na costa brasileira. Em agosto, mais de 600 brasileiros morreram nos cinco navios torpedeados pelo submarino U-507. Mais de uma dezena de navios brasileiros foram afundados com centenas de mortos, antes de o presidente Getúlio Vargas finalmente declarar o estado de beligerância contra o Eixo. 

Contudo, o envio das tropas brasileiras para o campo de batalha começou apenas em julho de 1944, quase dois anos após a declaração de guerra brasileira. Foram enviados 25 mil homens, de um total inicialmente previsto de 100 mil. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos norte-americanos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) cumpriu as principais missões que recebeu. 


Imagem: Durval Jr. (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons