Hoje na história

20.ago.2016

Brasil conquista inédito ouro olímpico no futebol nos Jogos do Rio de Janeiro

A data de 20 de agosto de 2016 vai ficar na cabeça de muitos torcedores de futebol do Brasil. Foi o dia da conquista do sonhado ouro olímpico do futebol brasileiro, o único título que faltava à seleção masculina brasileira. O time comandando por Neymar garantiu a medalha dourada nos Jogos do Rio de Janeiro na final contra a Alemanha, disputada no placo sagrado do Maracanã. 

 

Após empate no tempo regulamentar por 1 a 1, o ouro foi conquistado nos penaltis (5 a 4). O título veio na quinta bola chutada por Neymar, após o goleiro Weverton ter defendido o penalti cobrado pelo jogador alemão.

 

Nos 90 minutos iniciais, o Brasil abriu o placar com o gol de Neymar, aos 26 minutos de jogo, em linda cobrança de falta. Na comemoração, Neymar fez o raio do jamaicano tricampeão olímpico de atletismo, Usain Bolt, presente no estádio. O empate dos visitantes aconteceu com Meyer, aos 13 minutos do segundo tempo. O gol ocorreu após uma falha da defesa brasileira.

 

Antes de chegar à disputa da final, o time brasileiro comandado por Rogério Micale foi alvo de muita desconfiança por conta dos empates sem gols com a África do Sul e o Iraque nas duas primeiras partidas. Na sequência, a seleção apresentou um grande resultado ao golear a Dinamarca por 4 a 0 ainda na fase de grupos. Nas quartas de final, o Brasil derrotou a Colômbia por 2 a 0, depois massacrou Honduras por 6 a 0 nas semifinais. Além de Neymar, outro grande destaque na competição foi o também atacante Gabriel Jesus. 

 


 

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil