Agora
O SÓCIO
17H00
O SÓCIO
18H00
TRATO FEITO
Todos os horários

Hoje na história

17.Abr.1970

Após tensão no espaço, astronautas da Apollo 13 retornam para a Terra são e salvos

No dia 17 de abril de 1970, o mundo observava ansiosamente o desfecho da dramática missão Apollo 13, em que uma espaçonave lunar dos EUA sofreu um grave imprevisto na sua viagem à Lua. Felizmente, o final foi feliz após muita tensão no espaço.

No dia 11 de abril, a terceira missão norte-americana tripulada para a Lua foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, levando os astronautas James A. Lovell, John L. Swigert e Fred Haise W. Após dois dias no espaço, quando o grupo viajava em direção à Lua, um desastre aconteceu a quase 300 mil quilômetros de distância da Terra: o tanque de oxigênio número 2 explodiu na nave espacial. Neste momento, Swigert proferiu a famosa mensagem ao controle da missão na Terra: “Houston, nós tivemos um problema aqui”. No caso, o cenário não era nada bom: descobriu-se que o suprimento normal de oxigênio, eletricidade, luz e água estaria comprometido por causa da explosão. A missão de pouso na Lua foi abortada, e os astronautas e os controladores na Terra se esforçavam para chegar a procedimentos de emergência para trazer os astronautas de volta ao nosso planeta. Era o começo da longa e improvisada viagem de retorno para a Terra.

Os astronautas e o pessoal de controle em terra enfrentaram grandes problemas logísticos para estabilizar a nave, seu suprimento de ar e o fornecimento de energia para que fosse possível fazer uma reentrada de sucesso na Terra. A navegação foi outro problema, e o curso de Apollo 13 foi corrigido várias vezes, de forma dramática e nunca testada. Contudo, a tensão acabou no dia 17 de abril, quando os astronautas fizeram um pouso de sucesso e foram resgatados com segurança no Oceano Pacífico.

 


Imagem: NASA [Domínio público], via Wikimedia Commons