Agora
O SÓCIO
17H00
O SÓCIO
18H00
TRATO FEITO
Todos os horários

Hoje na história

13.Abr.1970

Apollo 13: “Houston, estamos com um problema aqui”

No dia 13 de abril de 1970, a conhecida frase “Houston, estamos com um problema aqui” foi dita por Jack Swigert em meio a uma situação que poderia ter terminado em tragédia espacial. Três astronautas da NASA, pela missão Apollo 13, rumo à Lua, a 330 mil quilômetros da Terra, percebem que a nave em que estão a bordo está com uma série de graves problemas decorrentes de uma explosão no tanque de oxigênio.
 
Como o som não se propaga no vácuo, os astronautas não perceberam a seriedade do problema, logo de início. O astronauta Jim Lovell foi quem percebeu que havia gás saindo da nave. No caso era oxigênio, que não era apenas para respirar, mas também era necessário no processo de produção de energia, geração de água e refrigeração da nave. A sorte dos três astronautas é que o problema aconteceu logo no começo da missão - a nave havia decolado de Cabo Canaveral, na Florida, no dia 11 de abril. O lado triste é que a missão à Lua foi abortada na hora, pois, a partir daquele momento, o foco estava em retornar para a Terra e salvar a vida dos tripulantes. 
 
Com a ajuda do pessoal de Terra em Houston, cálculos foram realizados para poupar energia, suprimentos e combustível por quatro dias, tempo necessário para que a nave conseguisse realizar seu retorno para o nosso planeta. Enquanto esperavam o momento certo para pegar o “impulso” da Lua para retornar para a Terra, os astronautas ficaram no módulo lunar “Aquarius”, projetado para duas pessoas, e tiveram que racionar suprimentos, além de encarar uma temperatura de 4o.C. Os tripulantes também precisaram improvisar alguns filtros para não morrerem sufocados pelo gás carbônico da própria respiração. No dia seguinte, a nave estava na posição certa para o retorno da Terra.

O percurso da Apollo 13 foi alterado várias vezes, estando sujeito a manobras perigosas de navegação. Finalmente, em 17 de abril, a nave aterrissou com sucesso no Oceano Pacífico. Toda a jornada ficou imortalizada no famoso filme de Hollywood “Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo”, estrelado por Tom Hanks e Kevin Bacon.

Imagem: NASA [Domínio Público], via Wikimedia Commons