setembro 2017

set 27

Entra em operação o primeiro trem para transporte de passageiros

Em um dia como esse, no ano de 1825, era operada a primeira linha de trem destinada ao público, pela Stockton e Darlington Railway (S&DR ), no nordeste da Inglaterra. Foi o primeiro serviço ferroviário deste tipo no mundo. A linha foi construída entre Witton Park e Stockton-on-Tees via Darlington, ligando as minas de carvão próximas a Shildon. Com 40 quilômetros de comprimento, era também linha ferroviária mais longa do mundo na época.
 
Planejado para transportar mercadorias e passageiros, a linha foi inicialmente construída para ligar as minas de carvão no interior com Stockton, onde o carvão era levado aos barcos. Ao longo de 38 anos, a S&DR ampliou sua rede, servindo sul e oeste de Durham, Cleveland e Westmorland, ao longo de Cumberland, até poucos quilômetros da costa oeste. A empresa foi adquirida pela Northen Rail em 1863.
 
No dia de sua abertura oficial, em 27 de setembro de 1825, o primeiro trem de passageiros levou duas horas para completar os primeiros 19 quilômetros de viagem. Mais de 600 passageiros foram acomodados em vagões de carvão a céu aberto, enquanto um vagão com assentos de madeira, em caráter experimental, levou os dignatários. Estima-se que o trem tenha viajado entre 16km/h a  19km/h, com um peso de, aproximadamente, 86 toneladas, com 700 pessoas a abordo, o que causou grande espanto. De acordo com relatos da época, o trem tinha 33 vagões (11 carregados com carvão, um de farinha, um com técnicos e dignatários, seis com passageiros e 14 com operários e outras pessoas. Na sua chegada inaugural a Stockton , o trem foi recebido por uma multidão de 40 mil e uma salva de 21 tiros.
 
27.Set.1825
Ler mais
leer menos