setembro 2017

set 21

Nasce Stephen King, o mestre do terror moderno

Conhecido no mundo inteiro por seus livros de terror, o escritor norte-americano Stephen King nasceu em Portland, Maine, em 21 de setembro de 1947. Em sua carreira de sucesso, já teve mais de 20 obras adaptadas para o cinema. Entre seus livros, destacam-se Carrie, A Estranha; O Iluminado; Christine; À Espera de um Milagre; O Apanhador de Sonhos; e It: A Coisa. O autor também já escreveu roteiros para várias séries na televisão.Assim como seus livros, a vida de King é cheia de reviravoltas. Ele foi abandonado pelo pai quando tinha dois anos, e sua mãe lutou para sustentar seus dois filhos. Ele era doente quando criança e desenvolveu um amor pelos livros. King estudou inglês na Universidade do Maine, onde conheceu sua esposa, Tabitha.Após a faculdade, o casal vivia em um trailer enquanto King dava aulas, trabalhava em uma lavanderia e escrevia quatro romances, todos rejeitados. Desanimado, desistiu de seu quinto livro até que sua esposa o incentivou a tentar novamente. Em 1973, recebeu US$ 2.500 pelo livro Carrie, A Estranha. Poucos meses depois, ganhou US$ 420 mil pelos direitos da obra. O livro foi um sucesso de vendas, assim como seus romances subsequentes.Apesar do sucesso, King teve que lutar contra seus próprios demônios. Na década de 80, ele se juntou aos Alcoólicos Anônimos e lutou contra o vício em cocaína. Em junho de 1999, ele estava passeando perto de sua casa, em Maine, quando foi gravemente atingido por um furgão desgovernado. King ficou gravemente ferido. Passou por operações nos quadris, pelve e costelas. Enquanto isso, conseguiu escrever uma novela, vários contos e um livro de memórias. Apesar dos obstáculos, nunca parou com sua atividade de escritor.  Imagem: Everett Collection / Shutterstock.com  

21.Set.1947
Ler mais
leer menos

Houdini faz a primeira apresentação do seu truque “De cabeça para baixo”

No dia 21 de setembro de 1912,  Harry Houdini, um dos mais famosos ilusionistas da história, fazia a sua primeira apresentação do famoso show “Cela Chinesa de Tortura na Água” ou “Cela de Tortura na Água”. O espetáculo aconteceu no Circo Busch, em Berlim, na Alemanha. Houdini, no entanto, gostava de chamar a apresentação de maneira mais simples: “De cabeça para baixo” (em inglês Upside Down ou pela sigla USD).

Na performance, os pés de Houdini eram trancados em um bloco, e o escapista era baixado de cabeça para baixo em um tanque cheio de água. A cela, de mogno e de metal, possuía uma frente de vidro, que permitia ao público observar claramente Houdini. No entanto, no ponto da apresentação, uma cortina ocultava sua fuga. Houdini obteve os direitos autorais deste espetáculo, que foi apresentado até o ano de sua morte, em 1926.

Nascido em 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, Ehrich Weiss, mais conhecido pelo nome artístico de Harry Houdini, ficou particularmente conhecido pela sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outros tipos de trancas, dentro de caixas e tanques fechados tanto dentro quanto fora da água. Houdini, que havia migrado com a família ainda pequeno para os Estados Unidos, alcançou enorme sucesso. Além de sua habilidade para escapar de correntes, ele também ficava vários minutos dentro da água sem respirar.

Sua morte, contudo, aconteceu justamente em função de suas virtudes, após apresentar um número de sua "incrível resistência torácica", para estudantes em Montreal, no Canadá. Ele foi golpeado por um dos estudantes, um boxeador amador, quando ainda não estava com os seus músculos preparados. Os golpes romperam o apêndice de Houdini que, uma semana depois, morreu em um hospital de Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos.

 

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

21.Set.1912
Ler mais
leer menos