setembro 2017

set 20

Billie Jean King vence a "Batalha dos Sexos" no tênis

Neste dia, no ano de 1973, ocorria a chamada "batalha dos sexos", um duelo de tênis amplamente divulgado pela mídia, entre a tenista Billie Jean King, de 29 anos, e Bobby Riggs, de 55 anos, ex-número um do mundo. Riggs (1918-1995), um machista autoproclamado, se gabava de que as mulheres eram inferiores, que não poderiam lidar com a pressão do jogo e que, mesmo na sua idade, ele poderia vencer qualquer jogadora de tênis.
 
A partida, realizada em Houston, nos EUA, foi um grande evento de mídia, com público na quadra de 30 mil pessoas além de mais de 50 milhões de telespectadores em todo o mundo. King fez uma entrada na quadra ao estilo Cleópatra, numa liteira de ouro transportada por homens vestidos como escravos antigos. Já Riggs chegou em um jinriquixá (veículo de duas rodas puxado por uma pessoa) levado por mulheres. A partida teve vitória de King por 3 sets a 0, com parciais de 4-6 , 6-3, 6-3. A partida não só ajudou a legitimar o tênis profissional feminino e as atletas dos esportes em geral, como também foi vista como uma vitória dos direitos das mulheres em geral.
 
King exerceu um papel fundamental para que acabassem as disparidades salariais entre homens e mulheres no esporte, assim como a distribuição dos prêmios nos torneios de tênis, que reservavam montantes maiores aos homens. Em 1973, o Aberto dos EUA tornou-se o primeiro grande torneio de tênis a dedicar a mesma quantia de dinheiro em prêmio tanto para homens quanto para mulheres.
 
No mesmo ano, King se tornou a primeira presidente da Associação das Tenistas Profissionais. Considerada a "mãe de esportes modernos", ela se aposentou das quadras após a conquista de 39 títulos de Grans Slam na carreira. Depois, trabalhou como treinadora, comentarista e defensora de esportes das mulheres e outras causas. Em 2006, o centro da Associação de Tênis dos EUA , que hospeda o Aberto dos EUA, foi renomeado em sua homenagem.
 
A "batalha dos sexos" foi um nome dado a uma série de três partidas de tênis entre jogadores notáveis dos dois sexos. O primeiro jogo foi entre Bobby Riggs e Margaret Court (maio de 1973, com vitória de Riggs). O segundo jogo foi entre King x Riggs, apelidado, oficialmente, de "batalha dos sexos" e que foi televisionada. A terceira partida foi entre Jimmy Connors e Martina Navratilova (1992, com vitória de Connors), que ficou conhecida como "A batalha dos campeões".
 
 
20.Set.1973
Ler mais
leer menos