setembro 2017

set 06

Nasce Roger Waters, fundador do Pink Floyd

Um dos fundadores da lendária banda Pink Floyd, o músico, baixista e co-vocalista Roger Waters nasceu no dia 6 de setembro de 1943, em Surrey, na Inglaterra. Seu pai morreu na Segunda Guerra Mundial quando ele tinha apenas 5 meses de idade, e sua mãe, Mary, mandou-o, ao lado de seu irmão mais velho, pra Cambridge. Waters fez o ensino fundamental e médio com Syd Barrett e acabou conhecendo David Gilmour, que morava nas vizinhanças. Ele conheceu Nick Mason e Richard Wright na faculdade e, em seguida, nasceu o Pink Floyd.Após a saída de Barrett, Waters passou a liderar o grupo, escrevendo grande parte das músicas dos discos de maior sucesso da banda - The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals, The Wall e todas de The Final Cut. Ele deixou o Pink Floyd em 1985 para seguir sua carreira solo e tem excursionado e gravado seu próprio material desde então.O Muro de Berlim caiu no final de 1989 e, no ano seguinte, Waters encenou The Wall – Live in Berlin, um concerto beneficente que atraiu milhares de pessoas e bilhões de telespectadores. Embora muitos músicos famosos tenham sido convidados, Waters ignorou seus antigos colegas de banda - assim que saiu do Pink Floyd, em 85, Waters moveu um processo (sem sucesso) contra os ex-parceiros de banda pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo.Em 2 de julho de 2005, Water reuniu os seus ex-parceiros de Pink Floyd - Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour - para o Live 8, um concerto beneficente. Foi a primeira aparição do grupo com Waters desde a última apresentação, 24 anos antes. Em 2010, ele iniciou a turnê The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall. Durante essa turnê, Gilmour e Mason (os únicos remanescentes do Pink Floyd, com a morte de Richard Wright), mais uma vez, tocaram com Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres. Imagem: Ben Cook/Shutterstock.com

06.Set.1943
Ler mais
leer menos

Dia do Sexo é comemorado pela primeira vez

O ser humano pode não viver em estado de paixão, mas ele segue na eterna busca pelo prazer, que agora tem data: 6 de setembro, o Dia do Sexo. O dia foi criado informalmente em 2008 em uma campanha de marketing de preservativo e muitos abraçaram a causa. Neste dia, é comum motéis e sex shops fazerem promoções para atrair casais.

Terapeutas e sexólogos aconselham usar a data para escapar da rotina ou tentar reativar o desejo sexual, algo comum em quem vive uma rotina estressante e chega ao esgotamento no final do dia. Quem sabe aventurar-se por um lugar diferente para o sexo ou arriscar novas posições? Brincadeiras como o dado erótico também valem. Entre quatro paredes, a imaginação é livre e por conta de cada um.

 

Imagem: Shutterstock.com

06.Set.2008
Ler mais
leer menos

O primeiro tanque é produzido

Em 6 de setembro de 1915, um protótipo de um tanque chamado Little Willie sai da linha de montagem na Inglaterra. Little Willie estava muito longe de ser um sucesso da noite para o dia. Ele pesava 14 toneladas, ficava preso em trincheiras e se arrastava por terrenos ásperos a pouco mais de 3 km/h. No entanto, foram feitas melhorias ao protótipo original e os tanques, finalmente, mudaram a história dos campos de batalha militares.

Os britânicos desenvolveram o tanque em resposta ao conflito de trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em 1914, o coronel do exército britânico Ernest Swinton e William Hankey, secretário do Comitê de Defesa Imperial, defenderam a ideia de um veículo blindado com correias em volta de suas rodas, que cruzaria as linhas inimigas e atravessaria territórios difíceis. Eles apelaram ao ministro da Marinha britânica Winston Churchill, que acreditava no conceito de “barco sobre a terra” e, por isso, criou um comitê de veículos terrestres no intuito de começar a desenvolver o protótipo. Para manter o projeto em segredo dos inimigos, os operários teriam sido informados de que os veículos que eles estavam construindo seriam usados para carregar água no campo de batalha (outras teorias sugerem que as carcaças dos novos veículos pareciam tanques de água). De qualquer forma, os novos veículos foram expedidos em caixotes rotulados como “tanque” e o nome ficou.

O primeiro protótipo do tanque, Little Willie, foi apresentado em setembro de 1915. Após o seu desempenho abaixo do esperado – ele era lento, superaquecia e não conseguia atravessar trincheiras –, um segundo protótipo, conhecido como Big Willie, foi produzido. Em 1916, esse veículo blindado foi considerado pronto para a batalha e fez sua estreia na primeira Batalha de Somme, perto de Courcelette, na França, em 15 de setembro daquele ano. Conhecido como Marco I, a primeira leva de tanques era quente, barulhenta, pesada e sofria defeitos mecânicos no campo de batalha. Mesmo assim, as pessoas perceberam o potencial do tanque. Em seguida, foram feitas melhorias no design e, na Batalha de Cambrai, em novembro de 1917, 400 exemplares do Marco IV se mostraram muito mais bem-sucedidos que aqueles do Marco I, capturando 8 mil soldados inimigos e 100 armas.

Rapidamente, os tanques se transformaram em uma importante arma militar. Na Segunda Guerra Mundial, eles tiveram um papel decisivo em diversas batalhas. Mais recentemente, os tanques se tornaram essenciais para os combates no deserto da Guerra do Golfo.

 

Imagem: Andrew Skudder [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

06.Set.1915
Ler mais
leer menos