julho 2017

jul 15

Lançado o Twitter

No dia 15 de julho de 2006 era lançado o Twitter, uma das redes sociais mais populares do mundo. A sede da empresa fica em São Francisco, nos Estados Unidos.Também considerado um microblog, o Twitter permite textos de apenas 140 caracteres, envio de fotos e vídeos. O serviço pode ser acessado via computadores, tablets e celulares. Os usuários registrados podem seguir outros usuários e também ter seus próprios seguidores para acompanhar as postagens em tempo real. Desta maneira, os usuários podem ler, retweetar, responder ou enviar mensagens privadas. Quem não é cadastrado na rede social também pode ler os posts no Twitter.O Twitter foi uma criação de Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. O serviço revolucionou a maneira como a informação pode ser divulgada. Diversas entidades, órgãos oficiais, veículos de mídia e personalidades fazem pronunciamentos e comunicados oficiais via suas contas no Twitter atualmente.O Twitter ganhou grande popularidade e é uma das mais bem-sucedidas empresas do setor por conta do seu valor de mercado, receita, crescimento e impacto cultural e social.Imagem: PiXXart/Shutterstock.com

15.Jul.2006
Ler mais
leer menos

“Duro de Matar” estreia e faz de Bruce Willis uma estrela de cinema

Neste dia em 1988, “Duro de Matar” estreou nos cinemas, estrelado por Bruce Willis no papel do sarcástico policial John McClane. O filme foi um estrondoso sucesso de bilheteria, transformou Willis em uma estrela de cinema e rendeu três sequências.

Baseado no livro “Nothing Lasts Forever”, de Roderick Thorp, “Duro de Matar” começa com McClane indo atrás de sua esposa em uma festa em um prédio de escritórios em Los Angeles para se reconciliar com ela. Quando o edifício é tomado por um grupo de terroristas liderado por Hans Gruber (Alan Rickman), McClane tem que enfrentar os vilões sozinho. Na interpretação de Willis, McClane se notabilizou como um novo tipo de herói, engraçado e imperfeito. O filme, que foi dirigido por John McTiernan (“A Caçada ao Outubro Vermelho”, “Último Grande Herói”), foi indicado ao Oscar em quatro categorias técnicas.

Willis, que nasceu em 19 de março de 1955, já era conhecido por ter estrelado a série de TV “A Gata e o Rato” (1985-1989), na qual vivia o detetive particular David Addison, que fazia dupla com Maddie Hayes, interpretada por Cybill Shepherd. Depois do sucesso de “Duro de Matar”, Willis se tornou um dos principais atores de Hollywood. Ele estrelou três sequências da franquia: “Duro de Matar 2” (1990), “Duro de Matar – A Vingança” (1995) e “Duro de Matar 4.0” (2007). Além disso, ainda participou de uma longa lista de filmes como “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (1994), “Os Doze Macacos” (1995) e “Armageddon” (1995). Em 1999, ele participou de “O Sexto Sentido”, um filme de suspense indicado ao Oscar, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. O filme foi um grande sucesso de crítica e público e Willis ficou famoso pela frase “Eu vejo pessoas mortas”. Willis também estrelou em outro filme de Shyamalan, “Corpo Fechado” (2000).

De 1987 a 2000, Willis foi casado com Demi Moore, que também se tornou uma atriz de primeira grandeza nos anos 1980 e 1990. Ela participou de sucessos como “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas” (1985), “Ghost” (1990), “Questão de Honra” (1992), “Proposta Indecente” (1996), “Striptease” (1996) e “Até o Limite da Honra” (1997). Willis e Moore têm três filhas juntos e continuam amigos após o divórcio. Eles frequentemente apareciam juntos em público com o segundo marido dela, o ator Ashton Kutcher (de quem Moore se divorciou em 2012).

 

Imagem: Gage Skidmore [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

15.Jul.1988
Ler mais
leer menos

Última ofensiva alemã dá início à Segunda Batalha de Marne

Em um dia como este, em 1918, próximo ao Rio Marne, na região francesa de Champagne, os alemães deram início ao que seria sua ofensiva final na Primeira Guerra Mundial. Apelidada de Segunda Batalha de Marne, o conflito se encerrou vários dias depois com uma grande vitória dos Aliados.

Na manhã do dia 15 de julho, 23 divisões do 1o. e 3o Exércitos da Alemaha atacaram o 4o. Exército francês no leste de Remis, enquanto 17 divisões do 7o. Exército, auxiliado pelo 9o. Exército, atacou o 6o. Exército francês no oeste da cidade. Esse ataque duplo tinha intenção de dividir e conquistar as forças francesas, que contavam com 85 tropas norte-americanas, assim como uma parte da Força Expedicionária Britânica, que tinha um bom número de homens em Flanders. Quando os alemães deram início ao seu avanço após um bombardeio inicial, contudo, eles encontraram uma linha de falsas trincheiras francesas, guardadas por poucos soldados. O front real estava mais além e saiu praticamento ileso dos ataques. A estratégia de enganar o adversário foi colocada em prática pelo comandante Philippe Petain.

Assim que os alemães se aproximaram da verdadeira linha do front Aliado, eles encontraram uma forte barreira de fogo armada por franceses e americanos. Encurralados, os alemães sofreram muitas baixas, permitindo que os Aliados montassem um contra-ataque ainda maior, que teria início no dia 18 de julho.

 

Imagem: Bundesarchiv, Bild 183-R28717 / CC-BY-SA [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons

15.Jul.1918
Ler mais
leer menos