Filtrar

Login

O inicia sesion con...

History Logo
Aplicar

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE: 0

El envio se ha realizado con éxito

Cerrar
Enviales que paso el día de tu cumple
  • Josefina Maier
  • Stanislas Wawrinka
  • Alejandro Giardino
  • Paul Simonon
  • Joe Strumer
Enviar

julho 2017

12 de julho
2013 D.C.

Malala Day - ONU declara o Dia de Malala

Sexta, Julho 12, 2013 D.C.

No dia 12 de julho de 2013, a ONU declarou o Dia de Malala (Malala Day), em homenagem à garota paquistanesa Malala Yousafzai, sobrevivente de um atentado após levar um tiro na cabeça de um extremista Talibã. Ela conduziu um discurso na sede...Ler mais

No dia 12 de julho de 2013, a ONU declarou o Dia de Malala (Malala Day), em homenagem à garota paquistanesa Malala Yousafzai, sobrevivente de um atentado após levar um tiro na cabeça de um extremista Talibã. Ela conduziu um discurso na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos EUA. No dia, Malala também comemorava o seu 16o. aniversário.

O discurso da garota na sede da ONU foi sua primeira aparição pública desde o atentado que sofreu. Malala foi atingida por um extremista com um tiro na cabeça na tarde do dia 9 de outubro de 2012. Um homem armado entrou num ônibus escolar e atirou em Malala, no norte do Paquistão, no distrito do Swat.

"Malala Day não é o meu dia. É um dia de toda mulher, toda jovem, toda pessoa que luta pelos seus direitos. Há centenas de ativistas lutando. E eu estou aqui de pé, não por mim, mas por aqueles que batalham para viver em paz, por oportunidades, por educação", disse a garota.

 

Paquistão

Malala era conhecida por seu ativismo pelo direito por educação das garotas no Paquistão, e, por isso, virou alvo dos extremistas, que pregavam contra a necessidade do ensino para meninas. O pai de Malala era dono de uma escola e também ativista da educação. Malala concedia entrevistas, tinha contato com a imprensa ocidental e também escrevia com um pseudônimo em um blog para a BBC em urdu (idioma do Paquistão).

Após o ataque, Malala recebeu tratamento médico no hospital Queen Elizabeth Hospital em Birmingham, na Inglaterra, onde a garota vive. Desde o atentado, sua história despertou grande interesse da comunidade internacional.

Malala se tornou uma influente voz na luta pelo direito de meninas à educação. Aos 17 anos, ela se tornou a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Em 2013, 2014 e 2015, as edições da revista Time destacaram Malala como uma das "100 Pessoas mais influentes do mundo." O livro "Eu Sou Malala", de Christina Lamb, conta a história da garota.

 


 

Imagem: JStone/Shutterstock.com

leer menos
1888 D.C.

Início da concessão de operações da Companhia Doca de Santos

Quinta, Julho 12, 1888 D.C.

O início da concessão de operações da Companhia Doca de Santos ocorreu em 12 de julho de 1888.  A empresa foi uma iniciativa de um grupo liderado pelos empresários Eduardo Guinle e Cândido Gafrée. Por meio de uma concorrência, eles...Ler mais

O início da concessão de operações da Companhia Doca de Santos ocorreu em 12 de julho de 1888.  A empresa foi uma iniciativa de um grupo liderado pelos empresários Eduardo Guinle e Cândido Gafrée. Por meio de uma concorrência, eles conquistaram o direito de construir e explorar o cais da cidade do litoral paulista por 90 anos.Devido a pressões de exportadores de café para que houvesse melhorias na infraestrutura do Porto de Santos, o Império, que passava por uma crise, concedeu a exploração do negócio para a iniciativa privada.  Em fevereiro de 1892, a Companhia Doca de Santos entregou os primeiros 260 metros de costado. Nos seus anos iniciais, além de ser responsável pela operação e construção do cais, a empresa também se preocupava com o saneamento da região portuária. Na época, o local enfrentava um surto de doenças infectocontagiosas, que matou muitos dos operários que trabalhavam lá. A Docas ainda construiu a Usina Hidrelétrica de Itatinga, responsável pelo fornecimento de eletricidade ao Porto e à cidade de Santos. Os Guinle também abriram ambulatórios e fábricas no local, contribuindo para o crescimento da região. Depois do fim da concessão, em 1980, a administração do Porto passou para a estatal Companhia Docas do Estado de São Paulo. Em 1999, a Docas transferiu seu controle para a iniciativa privada.   Imagem: Codesp/Domínio Público

leer menos
1962 D.C.

Rolling Stones fazem seu primeiro show ao vivo

Quinta, Julho 12, 1962 D.C.

Umas das mais influentes bandas de rock de todos os tempos fazia sua primeira apresentação ao vivo no dia 12 de julho de 1962. Naquela época, os jovens Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones fizeram o seu primeiro show no Marquee Club, em...Ler mais

Umas das mais influentes bandas de rock de todos os tempos fazia sua primeira apresentação ao vivo no dia 12 de julho de 1962. Naquela época, os jovens Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones fizeram o seu primeiro show no Marquee Club, em Londres, e sequer imaginavam o caminho que teriam pela frente. O Marquee era o principal ponto do Rythim and Blues da Inglaterra, onde tocavam músicos e bandas como Cyril Davies, Manfred Mann, e Bluesbrakers de John Mayall, que dividiu o palco com os Stones.

Naquela noite de verão em 1962, os Rolling Stones tinham Jagger nos vocais, os guitarristas Brian Jones e Keith Richards, o pianista Ian Stewart e o baixista Dick Taylor. O baterista que tocou é tema de debate; alguns fãs alegam que era o baterista do começo, Tony Chapman, mas Richards insistiu em seu livro de memórias que era o amigo Mick Avory.

Os Stones conseguiram o seu show quando Alexis Korner Blues Incorporated foram convidados para tocar uma transmissão ao vivo da BBC. Jagger não participou na transmissão, e Jones convenceu o dono do Marquee para deixar o seu novo grupo se apresentar no lugar. Quando Jones foi perguntado sobre o nome da banda, diz a famosa história que seus foram direto para a primeira música do LP nas proximidades: The Best of Muddy Waters: "Rollin'Stone”.

O que se pode dizer é que nesta longa caminhada de sucesso dos Stones, foram mais de 400 canções, duas dezenas de álbuns de estúdio, turnês gigantescas, tumultos e inúmeras brigas públicas, porém eles parecem perigosos e no comandando como sempre, ainda capazes de dar a multidões mais satisfação do que qualquer banda 50 anos mais jovem.

 

Imagem: London Records [Domínio público], via Wikimedia Commons

leer menos

Páginas

Loading