Filtrar

Login

O inicia sesion con...

History Logo
Aplicar

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE: 0

El envio se ha realizado con éxito

Cerrar
Enviales que paso el día de tu cumple
  • Josefina Maier
  • Stanislas Wawrinka
  • Alejandro Giardino
  • Paul Simonon
  • Joe Strumer
Enviar

janeiro 2017

02 de janeiro
1982 D.C.

Ocorre o sangrento Massacre de Hama, na Síria

Sábado, Janeiro 02, 1982 D.C.

No dia 2 de fevereiro de 1982, ocorria um dos episódios mais sangrentos da história recente do Oriente Médio: o massacre de Hama, no norte da Síria.

...Ler mais

No dia 2 de fevereiro de 1982, ocorria um dos episódios mais sangrentos da história recente do Oriente Médio: o massacre de Hama, no norte da Síria.

Vídeo relacionado:
O confronto colocou, de um lado, a comunidade sunita - que contava com o apoio da Irmandade Islâmica - e, do outro, as forças do governo, compostas pelos alawitas, uma minoria que controlava o país e que fazia parte do Partido Ba'ath, que estava no poder desde 1963 após um golpe de Estado.

As tensões entre os dois grupos vinham crescendo. Em 1980, Damasco promulgou uma lei que tornava crime capital afiliar-se à Irmandade. No mesmo ano, os sunitas falharam numa tentativa de assassinato do presidente.

Na madrugada de 2 de fevereiro, os sunitas de Hama se rebelaram contra as forças do governo e assassinaram vários oficiais. A cidade foi declarada território livre sunita, desafiando o poder oficial. O presidente Hafez al-Assad não mediu esforços para esmagar os rebeldes. A Anistia Internacional estima que entre 10 mil e 25 mil pessoas morreram em Hama, a maioria civis, mas esse número pode chegar a 40 mil. Números oficiais apontam que duas mil pessoas morreram. Há poucas imagens disponíveis, mas relatos apontam que a cidade foi reduzida a escombros.

 


Zona de Conflito

Como é viver em uma região em conflito? O fotógrafo e documentarista brasileiro Gabriel Chaim esteve no epicentro de conflitos armados pelo mundo e vai nos contar essa história. Ele, que já passou pela guerra civil da Síria, o golpe militar no Egito, conflitos no Iraque, Irã e Faixa de Gaza, vai detalhar, em oito episódios, o que viu em suas viagens.

Zona de Conflito estreia sábado, 4 de fevereiro, às 23h35 no History.

 

IMAGENS: Orlok / ART production / Shutterstock, Inc.
FONTES: Wikipedia.com / Globo.com

 

leer menos
1971 D.C.

Têm início a produção de Spectreman

Sábado, Janeiro 02, 1971 D.C.

No dia 2 de janeiro de 1971 teve início a produção original do seriado Spectreman, uma série de televisão japonesa de ficção-científica. Sua produção seguiu até 25 de março de 1972, totalizando 63 episódios. No Brasil, a produção...Ler mais

No dia 2 de janeiro de 1971 teve início a produção original do seriado Spectreman, uma série de televisão japonesa de ficção-científica. Sua produção seguiu até 25 de março de 1972, totalizando 63 episódios. No Brasil, a produção foi ao ar entre os anos de 1981 a 1982 pela Rede Record. Entre 1983 e 1990, a série foi transmitida pelo SBT.A trama do seriado é em torno da luta do androide Spectreman contra o cientista Gori e seu auxiliar, Karas — ambos homens-macaco. Fora as batalhas do bem contra o mal, Spectreman também abordava questões relacionadas aos problemas causados pela poluição. Imagem: Divulgação 

leer menos
1860 D.C.

Anunciada a descoberta do hipotético planeta Vulcano

Segunda, Janeiro 02, 1860 D.C.

A descoberta do hipotético planeta "Vulcano" foi anunciada em um dia como este, no ano de 1860, pelo matemático francês Urbain Le Verrier em uma reunião da Academia de Ciências de Paris. Apesar da aceitação da afirmação na época, alguns...Ler mais

A descoberta do hipotético planeta "Vulcano" foi anunciada em um dia como este, no ano de 1860, pelo matemático francês Urbain Le Verrier em uma reunião da Academia de Ciências de Paris. Apesar da aceitação da afirmação na época, alguns estudiosos não se convenceram sobre a existência deste suposto pequeno planeta, que existiria em uma órbita entre Mercúrio e o Sol. Le Verrier afirmava que este "planeta interno" justificaria alguns discrepâncias encontradas na órbita de Mercúrio - um caso relativamente parecido havia sido confirmado pelo mesmo pesquisador na órbita de Urano, em que foi descoberto Netuno.

Outros investigadores começaram a procurar por Vulcano, que, na realidade, nunca foi encontrado. Mais tarde, as peculiaridades na órbita de Mercúrio foram explicadas pela Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein. A Nasa também usou dados das sondas Stereo e tampouco encontrou o suposto planeta Vulcano.

 

 


 

Imagem: By IAU/L. Calçada [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

leer menos

Páginas

ESTRADAS MORTAIS

Loading