Todos os horários
20.Nov.1984

Estreia o mangá Dragon Ball

Um dos mangás mais conhecidos do mundo, o Dragon Ball começou a ser publicado no dia 20 de novembro de 1984. De início, a obra de Akira Toriyama foi publicada semanalmente na prestigiada revista japonesa de mangás, a Weekly Shonen Jump, até 1995. 

Mais tarde, os 519 capítulos foram publicados em 42 volumes dedicados somente ao Dragon Ball, pela Shueisha.

O mangá foi inicialmente inspirado no romance clássico chinês "Journey to the West". A série é sobre as aventuras do protagonista, Son Goku, desde a sua infância até a idade adulta, quando se torna avô. O personagem principal treina artes marciais e explora o mundo em busca das sete esferas, conhecidas como as esferas do dragão, que invocam um dragão, o Shen Long, que concede um desejo. Ao longo de sua jornada, Goku faz vários amigos e trava batalhas com muitos vilões, alguns deles também procuram as esferas do dragão. 

 


Imagem: Toei Animation [Domínio público], via Wikimedia Commons

15.Nov.2001

Lançado o game Halo: Combat Evolved

O elogiado game em primeira pessoa, Halo: Combat Evolved, foi lançado em 15 de novembro de 2001 pela Microsoft, com desenvolvimento da Bungie. Inicialmente, foi exclusivo para o Xbox e, mais tarde, em 2003, havia versões para Windows e Mac OS X.

A trama do game é centrada em supersoldado cibernético, o Master Chief, que é acompanhado por uma inteligência artificial chamada Cortana. O objetivo é derrotar alienígenas e desvendar os mistérios de Halo, um mundo artificial em forma de anel.

Entre os pontos fortes do jogo estão o enredo envolvente e a variedade de estratégias disponíveis aos jogadores. O jogo possui cinco modos multiplayer competitivos, que podem ser configurados de dois até 16 jogadores.

 


Imagem: Said jesus bernardino [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

11.Nov.1976

Lançado o álbum "Rock and Roll Over", da banda Kiss

No dia 11 de novembro de 1976, era lançado "Rock and Roll Over", o quinto álbum da banda norte-americana Kiss. O disco veio com a ousada missão de suceder o clássico "Destroyer". Lançado no auge do Kiss, o disco é citado como uma aula de hard rock e também se tornou um clássico.

Suas letras falam de sexo e amor, com destaques para "I Want You", "Take Me", "Makin' Love" e "Hard Luck Woman", que foi escrita por Paul Stanley (guitarra rítmica, backing vocal e voz) para ser produzida por Rod Stewart, que não se interessou na época. A música se tornou um dos grandes sucessos da banda. 

Uma curiosidade é que a gravação da bateria foi feita dentro de um banheiro do Star Theatre para assim "ter um som adequado", segundo Peter Criss. Outro detalhe é que o artista Michel Doret assina a capa do disco. Mais tarde, ele também seria o autor da capa de Sonic Boom, em 2009.

 


Imagem: Wok [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

08.Oct.1992

Lançado o primeiro título do game Mortal Kombat

Em 8 de outubro de 1992 era lançado o primeiro título do Mortal Kombat, um jogo de enorme sucesso, criado pela Midway Games. Sua combinação de história, personagens e intenso uso da violência o tornaram um hit mundial. O jogo ficou muito conhecido pelas fatalities, o movimento para finalizar o adversário com muito sangue e violência. A controvérsia em torno disso só fez aumentar a fama do game pelo mundo todo.

Na época, os gráficos digitalizados de atores reais, tornavam a luta muito realista, ao contrário do concorrente na época, o Street Fighter 2. Era possível escolher um dos sete lutadores que participariam de um campeonato com guerreiros do mundo inteiro. Depois, era preciso derrotar Goro e o chefe Shang Tsung para sagrar-se campeão, encerrando o jogo.

Inicialmente, Mortal Kombat foi lançado para os arcades (fliperamas) e mais tarde ganhou versões para os consoles caseiros. O estrondoso sucesso do game rendeu várias sequências aos jogos, filmes, séries e história em quadrinhos.

 


Imagem: tenthousandcubans [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

21.Sep.1987

Publicado primeiro livro de "Onde está Wally?"

No dia 21 de setembro de 1987 foi publicado o primeiro livro da série "Where´s Wally?" (Onde está Wally?) do popular personagem Wally. As primeiras edições foram publicadas no Reino Unido pela Walker Books e, depois, nos EUA, sob o título "Where's Waldo?" pela Little, Brown and Company.

O personagem foi criado pelo ilustrador britânico Martin Handford a pedido do diretor de arte da Walker Books. Depois de muito pensar, Handford veio com a ideia de Wally, um garoto que viaja pelo mundo, com ideias de viagem pelo tempo, sempre caracterizado da mesma maneira: camiseta com listras brancas e vermelhas, um gorro com uma bolinha no topo e óculos. O desafio dos leitores é encontrar Wally no meio de multidões e em variados cenários. Muitas ilustrações do Wally contêm pistas falsas, com objetos listrados branco e vermelho. A série de livros também inspirou um programa de TV, tirinhas e um game.

 


Imagem: William Murphy / Where’s Wally World Record [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

14.Sep.1867

Lançado O Capital, obra-prima de Karl Marx

No dia 14 de setembro de 1867, era publicada a obra-prima de Karl Marx, "O Capital: Crítica de Economia Política", uma obra que serviria de conceito e base teórica para grandes revoluções no mundo, criação de regimes de governo, além de uma crítica ao sistema capitalista. Além de "O Capital", "Manifesto Comunista" também é considerado uma das grandes obras do pensador, filósofo e teórico alemão.

Em seu livro, Marx assinalou: "os donos do capital estimularão a classe trabalhadora para que comprem mais e mais bens de consumo, casas, tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que a dívida se torne insuportável. O débito não pago da dívida levará os bancos à falência, porque terão que ser nacionalizados e o Estado dirigir a economia".

A ideia central de Marx estava na crença da derrocada da sociedade capitalista, que seria seguida por uma vitória do comunismo, libertando a classe trabalhadora da exploração por parte do empresariado.

Para escrever o primeiro volume de sua obra, Marx levou mais de 15 anos e concentrou suas pesquisas na biblioteca do Museu Britânico, de Londres. Os dois outros volumes foram finalizados após a morte de Marx, por seu amigo Friedrich Engels, com base em fragmentos, bilhetes e anotações, deixados por Marx.

Marx morreu aos 64 anos de pleurisia em Londres, em 14 de março de 1883. Enquanto sua tumba original possuía apenas uma pedra qualquer, o Partido Comunista da Grã-Bretanha ergueu uma enorme lápide, incluindo o busto de Marx, em 1954. Na grande sepultura, vê-se gravada a última frase do Manifesto Comunista (“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos”).

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Karl Marx

 


Imagem: Zentralbibliothek Zürich [Domínio público], via Wikimedia Commons

13.Sep.1985

Lançado game Super Mario, um ícone de gerações

Um marco na história dos games, o jogo Super Mario foi lançando em 13 de setembro de 1985 pela Nintendo. Também conhecido como Super Mario Bros ou apenas Mario, é o produto central da franquia Mario. O game foi criado pelo desenvolvedor e designer de jogos eletrônicos japonês Shigeru Miyamoto, servindo de mascote da Nintendo. Mario é retratado como um encanador italiano, baixinho e gorducho. 

Ao menos um jogo Super Mario foi lançado para todas os principais consoles da Nintendo. A partir de março de 2011, o game se tornou o mais vendido da história e Mario tornou-se um dos personagens mais famosos da cultura dos games.

Os jogos do Super Mario ocorrem no mundo ficcional do Reino do Cogumelo. Geralmente, Mario é o principal jogador, mas ele também pode estar acompanhado por seu irmão, Luigi, e, ocasionalmente, por outros membros do elenco. 

Em suas aventuras para salvar a Princesa Peach, Mario pula no topo de plataformas e inimigos em varias fases temáticas, onde, ao final de cada uma, enfrenta "chefões", como Bowser. O primeiro título da série, a versão de 1985, foi lançado para o console Nintendo Entertainment System (NES), com conceitos de jogabilidade e elementos estabelecidos que prevalecem em quase todos os jogos Super Mario até hoje. Tratam-se de alguns superpoderes adquiridos por Mario, como ficar maior e poder arremessar bolas de fogo contra os seus inimigos.

Além do videogame, a franquia Super Mario também inclui outros gêneros de games, cinema, televisão, mídia impressa e de produtos em geral.

 


Imagem: Nintendo [Domínio público], via Wikimedia Commons

05.Sep.1941

Lançado Cidadão Kane, um marco da história do cinema

Um dos filmes mais importantes da história do cinema foi lançado no dia 5 de setembro de 1941, nos Estados Unidos. Cidadão Kane, do então estreante diretor Orson Welles, foi indicado para nove categorias do Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original, produzido por Welles e Herman J. Mankiewicz. Além de dirigir e participar do roteiro, Welles, com somente 26 anos, também produziu e a atuou no filme. A obra foi considerada inovadora no seu tempo por sua cinematografia, música e estrutura narrativa.

A história do filme é sobre a vida e legado de Charles Foster Kane, interpretado por Welles, um personagem baseado em parte no magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst. Também serviram de inspiração milionários como Chicago Samuel Insull, Harold McCormick e aspectos da própria vida de Welles. Após o lançamento de Cidadão Kane, Hearst proibiu qualquer menção ao filme em seus jornais.

Narrado principalmente através de flashbacks, a história é contada por um repórter investigativo que busca solucionar o mistério da palavra "Rosebud", dita no leito de morte do magnata da imprensa.

Enquanto o filme recebeu enorme elogio da crítica, Cidadão Kane não deu retorno financeiro. O filme perdeu interesse após o seu lançamento, mas voltou à atenção do público quando elogiado por críticos franceses como André Bazin, ganhando um novo fôlego em 1956. Em 2001, a obra foi lançada em Blu-ray em uma edição comemorativa aos seus 70 anos.

Antes de produzir Cidadão Kane, Welles chamou a atenção aos 23 anos, em 1938, quando comandou a transmissão radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, de Herbert George Welles, causando pânico em ouvintes que acreditaram que uma invasão extraterrestre estava acontecendo. Isso chamou a atenção de um estúdio de Hollywood, RKO Pictures, que decidiu dar liberdade total a Welles para criar o seu primeiro filme.

Depois da fama com Cidadão Kane, Welles ainda dirigiu e atuou em dezenas de obras. Algumas foram sucesso, outras nem tanto. Sua passagem por Hollywood foi turbulenta pelas brigas com os produtores da indústria cinematográfica que, de acordo com ele, só enxergavam o lado mercadológico dos filmes. Ele morreu de ataque cardíaco, aos 70 anos, em sua residência, em Hollywood, no dia 10 de outubro de 1985. Welles deixou várias produções inacabadas.

 


Imagem: RKO Radio Pictures [Domínio público], via Wikimedia Commons

04.Aug.1997

Primeira história do mangá One Piece é publicada

Em 4 de agosto de 1997 foi publicada a primeira história do mangá One Piece. Sua estreia aconteceu na edição 34 da revista japonesa Weekly Shōnen Jump e a série é publicada até hoje. A trama segue as aventuras do jovem Monkey D. Luffy, que ganha poderes especiais após comer a fruta da borracha. Com sua tripulação de piratas, ele explora o mundo para encontrar o maior tesouro do mundo, o One Piece, e se tornar o próximo Rei dos Piratas.

One Piece, que foi criada por Eiichiro Oda, em pouco tempo se transformou no mangá mais vendido da história. Em 2015 a série já havia atingido a marca de 380 milhões de cópias vendidas. Em 1998 estreou na TV japonesa a adaptação para anime, que também se tornou um sucesso, sendo exibida até hoje. A série também migrou para o mundo dos videogames, rendendo vários jogos diferentes.

 


 

Imagem: via Wikimedia Commons

13.Jun.1995

Lançado o álbum Jagged Little Pill, da cantora Alanis Morissette

No dia 13 de junho de 1995, o mundo conhecia uma das vozes mais influentes da música pop com o lançamento do álbum Jagged Little Pill, da cantora canadense Alanis Morissette. Com faixas como “You Oughta Know”, “Hand in My Pocket” e “Ironic” e lançado pela Maverick Records, “Jagged Little Pill” ficou 12 semanas não consecutivas em primeiro lugar no Billboard 200, nos Estados Unidos, e recebeu seis indicações ao Grammy Awards. Na sua época de lançamento, tornou-se o álbum de estreia mais vendido pelo globo com mais de 33 milhões de exemplares comercializados internacionalmente. Também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Antes de “Jagged Little Pill”, Alanis já tinha lançado dois álbuns em seu país natal, ainda na adolescência: “Alanis” e “Now Is the Time”, pela gravadora MCA Records Canadá. A Maverick Records não tinha muitas expectativas quando lançou Jagged Little Pill. O álbum estreou em #118 no Billboard 200 dos Estados Unidos. “You Oughta Know” foi o primeiro single a tocar nas rádios norte-americanas e a canção ganhou ainda mais atenção após ter o videoclipe lançado na MTV. Seu maior hit, “Ironic”, atingiu o pico de #4.

O projeto de vídeo “Jagged Little Pill, Live”, com shows da primeira turnê mundial da cantora, ganhou o Grammy de 1998 na categoria Melhor Videoclipe em Formato Longo. Em 2005, Alanis regravou o álbum no formato acústico, em comemoração aos dez anos de seu lançamento, e o resultado também foi um sucesso de crítica e de vendas.

 


Imagem: livepict.com [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons