Todos os horários
20.Jun.1840

Samuel Morse ganha a patente do telégrafo

Uma das maiores invenções da história foi patenteada em um dia como este, no ano de 1840. Estamos falando do telégrafo, criado pelo norte-americano Samuel Finley Breese Morse, que, além de inventor, também era físico e pintor. Além de ter se tornado famoso pelo telégrafo sem fios, ele também participou da criação do código morse. O telégrafo sem fios foi criado na década de 1830 e, em 1835, Morse construiu o "Recording Electric Telegraph". Em 1839, concluiu o trabalho de elaboração do código Morse - sistema de pontos, traços e pausas. Em 1844, enviou sua primeira mensagem "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!).

 


Imagem: © 2006 by Tomasz Sienicki [user: tsca, mail: tomasz.sienicki at gmail.com] (Own work) [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

17.Mar.1845

Elástico de borracha é patenteado

No dia 17 de março de 1845, o inventor britânico Stephen Perry patenteou o elástico feito de borracha. Trata-se de uma invenção que se tornou parte do dia a dia moderno e, de tão usada, é praticamente impossível imaginar como seria, por exemplo, o trabalho em um escritório ou banco sem os famosos elásticos. Quando descoberta, a borracha vinha do látex extraído da árvore brasiiensis Hevea, também conhecida como seringueira. A primeira civilização conhecida por usar a borracha era a Olmeca, no México. Em torno de 1600 a.C., os olmecas teriam criado uma das primeiras bolas utilizadas para o esporte na história. A borracha chegou pela primeira vez na Europa da década de 1730, quando o explorador francês Charles Marie de La Condamine retornou com amostras deste produto da América do Sul. Um pouco mais tarde, o extrato do elástico surgiu na Inglaterra, onde se percebeu que esta substância poderia apagar marcas de lápis. O nome de borracha foi dado pelo químico chamado Joseph Priestley. Com este invento, mais tarde surgiram outras aplicações e descobertas em torno da borracha. Em 1939, por exemplo, o norte-americano Charles Goodyear, descobriu a vulcanização, um processo que melhora a resistência à tração de borracha, permitindo a criação de bolas de elástico.

 

Foto: Shutterstock.com

19.Jun.2013

Assinado o Tratado de Cooperação de Patentes

Em um dia como hoje, no ano de 1970, era assinado, em Washington, o Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), um tratado de direito internacional de patentes. Ele fornece um procedimento unificado para a apresentação de pedidos de patentes para proteger as invenções em cada um dos países que fazem parte deste tratado. O Brasil é signatário do PCT desde 1978.

 

Imagem: shutterstock.com

19.Feb.1878

Thomas Edison patenteia o fonógrafo

A tecnologia que tornou o negócio da música moderna possível surgiu em laboratório de Nova Jersey, onde Thomas Alva Edison criou o primeiro dispositivo que gravava e reproduzia o som – o fonógrafo. Pela sua invenção, ele recebeu a Patente dos EUA n º 200521, em um dia como este, no ano de 1878.

O documento falava de uma técnica específica para a captura do som – em cilindros cobertos com papel-alumínio. Em seguida, esse invento foi melhorado pelas mãos de Alexander Graham Bell, que desenvolveu um fonógrafo com base na gravação de um cilindro de cera, uma melhoria significativa, que resultou no sucesso na comercialização das músicas gravadas na década de 1890.

 

Foto: By Tamorlán (Trabajo propio) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

15.Jun.1844

Charles Goodyear regista a patente da vulcanização

Em um dia como esse, no ano de 1844, o inventor norte-americano Charles Goodyear registrou a patente da vulcanização da borracha. Uma das mais importantes etapas da indústria de borracha, este processo consiste geralmente na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, com o objetivo de dar a forma e propriedades do produto final. Goodyear começou seus estudos sobre a borracha a pedido do gerente da Roxbury Rubber Company, de Boston. Após várias tentativas sem sucesso, ele conseguiu utilizando um método em que misturava enxofre com borracha e colocava em alta temperatura, obtendo borracha vulcanizada.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

20.May.1873

Levi Strauss patenteia sua nova invenção: o Jeans

Foi um empresário judeu, fundador da Levi Strauss & Co, um dos maiores fabricantes de roupas do mundo. Nasceu em 26 de fevereiro de 1829 na Baviera, Alemanha. Em 1847 emigrou a Nova York junto com duas irmãs e sua mãe, onde foram recebidos por seus familiares. Em 1872, Jacob Davis, um alfaiate lituano que comprava regularmente peças de Levi comunicou-lhe o problema que suas calças apresentavam: os bolsos descosturavam facilmente com o duro trabalho da mina. Ambos encontraram uma possível solução: reforçar os cantos dos bolsos com rebites (fita). Ambos os empresários apresentaram a patente do processo e no dia 20 de maio de 1873 chegou à concessão desta e da marca registrada nos EUA. Assim, oficialmente, nasceu a primeira calça com rebite de cobre da Levi s, dando início à produção da peça mais fabricada de todos os tempos: o jeans, como comercialmente é denominado.

 


Imagem: Shutterstock.com

25.Feb.1836

Samuel Colt pantenteia revolver que permite vários disparos

No dia 25 de fevereiro de 1836, o jovem Samuel Colt, então com 21 anos, patenteou uma ideia que, para muitos historiadores, mudou a história mundial. Ele foi o inventor do revólver com seis tiros com cilindro removível, o Colt 45. Até então, os armamentos disparavam apenas uma munição por recarga. Colt teve essa ideia quando era marinheiro e observava o funcionamento do eixo tracionador de um navio. Então, ele pensou em anexar à arma de fogo um tambor que, após efetuado um disparo, girava e recarregava a arma, permitindo imediatamente um novo tiro. O slogan da sua arma era: “Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais”. A ideia era que, com uma arma, não importava mais a força física ou o poder de cada pessoa, pois todos tinham a mesma chance de ataque e defesa com uma Colt 45. Com seu invento, Colt entrou para o lucrativo mercado belicista e se tornou um dos homens mais poderosos do século XIX nos Estados Unidos. Ele morreu em sua cidade natal, Hartford, nos EUA, no dia 10 de janeiro de 1862.

 

FOTO: SHUTTERSTOCK.COM

30.Dic.1938

Engenheiro russo registra patente do primeiro sistema de televisão

O conhecimento da televisão deve mais a Vladimir Kosma Zworykin que a nenhum outro investigador. O talento deste gigante da eletrônica não se limitava, sem dúvida, a um só ramo dessa nova arte de transmissão. Esse engenheiro, em 30 de dezembro de 1938, foi quem patenteou o primeiro sistema de televisão. Os primeiros sistemas de televisão funcionaram por um disco plano e circular, perfurado por uma série de pequenos furos dispostos na forma de espirais, partindo do centro. Ao fazer girar o disco diante dos olhos, o furo mais afastado do centro explora uma faixa na parte mais alta da imagem, e assim sucessivamente, este explora toda a imagem.

 

 

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

31.Aug.1897

Thomas Edison patenteia seu projetor de filmes

Em um dia como este, em 1897, Thomas Edison recebeu uma patente para sua câmera de filme, o cinetoscópio. Edison tinha desenvolvido a câmera e seu visualizador em 1890 e havia feito várias várias demonstrações.

A câmera foi baseada em princípios fotográficos descobertos por pioneiros da fotografia como Nicephone Joseph Niepce e Louis Daguerre da França. Em 1877, o inventor Edward Muybridge desenvolveu uma forma primitiva de filmes quando Leland Stanford, governador da Califórnia, o convidou para desenvolver estudos sobre fotos de animais em movimento.

Muybridge desenvolveu um sistema engenhoso para fotografar o movimento sequencial: a criação de 24 câmeras ligadas a fios esticados em uma pista de corridas. Assim que o cavalo acertava cada fio, os obturadores eram disparados. A série resultante de fotos foi projetada como algo semelhante a um filme. Esta descoberta, no início dos anos 1870, inspirou um outro estudante que pesquisava os movimentos do animais, Etienne Jules Marey, da França, a desenvolver, em 1882, uma câmera que girasse como se fosse um rifle, onde diferentes fotos foram tiradas em uma sequência rápida, por uma rotação de cartucho.

Ao contrário dessas câmeras anteriores, cinetoscópio de Edison usava filme de celuloide, inventado por George Eastman, em 1889. Em fevereiro de 1893, Edison construiu um pequeno estúdio de cinema que poderia ser girado para captar a melhor luz solar disponível. Ele mostrou seus filmes pela primeira vez, com três dos seus trabalhadores fingindo-se de ferreiros, em maio 1893 .

A invenção inspirou os inventores franceses, os irmão Lumiere, a desevolver uma câmera de filme e projeção, o cinematógrafo, que permitiu que um grande público pudesse ver um filme. Várias outras câmeras e projetores também foram desenvolvidos no final de 1800.
 
Em 1898, Edison processou algumas empresas alegando que elas haviam infringido a sua patente. Contudo, em 1902, a Corte de Apelações dos EUA decidiu que Thomas Edison tinha direitos apenas sobre um dos sistemas da câmera que movia o filme, e não sobre todo o conceito da câmera de filme.
 

Imagem: Louis Bachrach, Bachrach Studios, restaurado por Michel Vuijlsteke [Domínio público], via Wikimedia Commons

29.Aug.1887

Gottlieb Daimler patenteia a primeira motocicleta do mundo

Gottlieb Daimler era um engenheiro e inventor alemão. Em 1870 colaborou no desenvolvimento do motor de petróleo da casa Otto; mais adiante, foi diretor desta mesma empresa. Depois de 1882 dedicou-se à construção de motores leves de grande velocidade. Em 1887 patenteou o motor Daimler, um motor de combustão interna de grande velocidade que constituiu um passo muito importante na indústria automobilística. Entre seus maiores inventos, encontra-se a "Reitwagen" ("veículo montável", patenteado em 29 de agosto de 1887), que pode ser considerada como a primeira motocicleta do mundo. Desenvolveu o motor de combustão interna.

Ele é o pai da marca Mercedes-Benz, nascida da fusão de sua empresa "Sociedade de motores Daimler", com a de Karl Benz, "Benz & Cia". Também foi o primeiro em montar em um veículo de quatro rodas (Benz o tinha feito em um de três rodas). Também é considerado o inventor do "caminhão". Trabalhou com engenheiros importantes da indústria automotriz, como Nikolaus Otto (criador do motor Otto) e os já mencionados Benz e Maybach. Em 2006 inaugurou o museu "Mundo Daimler", museu da empresa Mercedes-Benz, localizado em Cannstatt (Alemanha), junto ao estádio de Sttutgart "Gottlieb-Daimler-Stadion". No museu é possível conhecer a história da empresa, de seus fundadores e do automóvel, junto com a história da humanidade.

 


Imagem: Joachim Köhler (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons