Todos os horários
31.Oct.1993

Morre o promissor ator River Phoenix, aos 23 anos

No dia 31 de outubro de 1993, o ator norte-americano River Phoenix morria por conta de uma overdose de drogas do lado de fora da boate Viper Room, uma casa noturna de Hollywood, que pertencia, parcialmente, ao ator Johnny Depp. Ele era o irmão mais velho dos também atores Rain Phoenix, Joaquin Phoenix, Liberty Phoenix e Summer Phoenix.

 

Quando morreu, River Phoenix era considerado um dos atores mais promissores de sua geração e tinha recebido uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em O Peso de um Passado (Running on Empty, 1998).


Nascido em Metolius, no Oregon, em 23 de agosto de 1970, River Phoenix participou de filmes como Conte Comigo (Stand By Me, 1986) e Garotos de Programa (My Own Private Idaho, 1991). O ator também esteve em produções como A Costa Mosquito (The Mosquito Coast, 1986), em que que co-estrelou com Harrison Ford e Helen Mirren; Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (A Night in the Life of Jimmy Reardon, 1988), no qual ele interpretou o papel-título; e Espiões Sem Rosto (Little Nikita, 1988), com Sidney Poitier. Phoenix ainda fez o jovem Indiana, em 1989, em Indiana Jones e a Última Cruzada.

 


Imagem: Alan Light [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

10.Jul.1932

Morre King Camp Gillette

King Camp Gillette foi um Industrial dos Estados Unidos, que nasceu em 1855 e faleceu em 10 de Julho de 1932. Em 1895, inventou o aparelho de barbear com gilete descartável, mundialmente conhecida pelo seu nome, e cuja fabricação em massa iniciou-se em 1903 na sua própria empresa, a Gillette Safety Razor (Aparelho de Barbear da Gillette). Gillette criou o instrumento motivado pelo empresário e inventor William Painter, que lhe deu um sábio conselho: "fabrique algo que se use e se descarte, e os clientes sempre terão que voltar para comprar mais". E foi assim que lhe ocorreu apostar nos produtos descartáveis. Em sua primeira produção conseguiu vender 51 unidades; no ano seguinte, sua empresa produziu 90.000 aparelhos e mais de 12 milhões de giletes. Sobre Gillette diz-se que: "ninguém fez tanto para mudar o rosto da humanidade". Depois, suas ideias passaram a convencer a poucos, e a grande depressão de 1929 acabou levando seu império econômico à falência. O inventor morreu frustrado em 1932. Seu nome, no entanto, permaneceu até se transformar em sinônimo do hoje imprescindível aparelho de barbear.

 


Imagem: Falk, B. J. (Benjamin J.), 1853-1925, photographer (http://www.loc.gov/pictures/item/91729949/) [Public domain], undefined

08.Jul.1838

Nasce o empresário norte-americano John D. Rockefeller

No dia 8 de julho de 1838 nascia, em Richford, nos EUA, John D. Rockefeller, empresário e magnata do petróleo, fundador da empresa Standard Oil. Rockefeller comandou a maior empresa do mundo e foi, por muito tempo, o homem mais rico do planeta. Sua carreira empresarial, contudo, foi cercada por controvérsias, entre elas a prática do monopólio. Também é associada à família Rockefeller a elaboração da Primeira e da Segunda guerras mundiais para obter benefícios econômicos com a venda de armas e outros equipamentos. Ele morreu com quase 100 anos, no dia 23 de maio de 1937, em Ormond Beach, também nos EUA.

 


Imagem: via Wikimedia Commons

30.Sep.1955

O trágico adeus de James Dean, símbolo de uma geração

Às 17h45min de um dia como este, em 1955, o ator James Dean, de 24 anos, morria em um acidente de carro, em Cholame, na Califórnia, quando o seu Porsche atingiu um Ford Tudor sedan em um cruzamento. O motorista do outro carro, o estudante de 23 anos, Donald Turnupseed, estava atordoado após o acidente, mas, praticamente, sem ferimentos. O passageiro de Dean, o alemão e mecânico do Porsche, Rolf Wütherich, ficou gravemente ferido, mas sobreviveu.
 
No trágico dia, o filme Vidas Amargas (1955), estrelado por Dean, era um sucesso nos cinemas. Depois de sua morte, ainda seriam lançando dois filmes póstumos: Juventude Transviada (1955) e Assim Caminha a Humanidade (1956). Apesar de ser jovem e iniciando a carreira, Dean estava no caminho para o estrelato, e o acidente o transformou em uma lenda. Ele é considerado um ícone cultural, como personificação da rebeldia e angústias da juventude da década de 1950.
 
Nascido em 8 de fevereiro de 1931, em Marion, Indiana, Dean era um apaixonado por velocidade. No dia de sua morte, ele levava seu novíssimo Porsche Spyder conversível para uma corrida em Salinas, 90 quilômetros ao sul de São Francisco.
 
Testemunhas alegam que Dean não estava correndo no momento do acidente, e que o outro carro poderia estar rápido. Contudo, o crepúsculo e o brilho do sol poente podem ter impedido Turnupseed de ver o Porsche chegando. O mecânico Wütherich nunca superou o acidente e tentou o suicídio duas vezes ao longo da década de 60. Em 1967, esfaqueou a mulher 14 vezes numa tentativa frustrada de assassinado/suicídio. Ele morreu um acidente de carro por dirigir embriagado em 1981. Turnupseed morreu de câncer de pulmão em 1981. Existem também histórias envolvendo peças do carro de Dean, que foram parar em outros automóveis, que também acabaram envolvidos em outros acidentes fatais.
 
 

Imagem: In-house publicity still [Public domain], via Wikimedia Commons

10.Nov.2007

Morre Norman Mailer, escritor e jornalista dos EUA

No dia 10 de novembro de 2007 morria Norman Mailer, escritor e jornalista dos Estados Unidos. Nascido no dia 31 de janeiro de 1923, em Long Branch, Nova Jersey, ele estudou na Universidade de Havard e serviu no exército durante a Guerra do Pacífico. Baseado nesta experiência, escreveu o romance Os nus e os mortos, em 1948, que o colocou como um dos grandes escritores dos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Figura extravagante e polêmica, ele gostava de contrariar os críticos e leitores. Mailer ficou mais conhecido por seus trabalhos jornalísticos, que narram fatos reais com a riqueza textual dos romances, em uma técnica que ficou conhecida como Novo Jornalismo. Duas de suas obras foram agraciadas com o prêmio Pulitzer: Os exércitos da noite (1968) e a Canção do Carrasco (1979). Foi figura importante da contracultura nos Estados Unidos dos anos 60 e também ativista contra a Guerra do Vietnã, o que lhe rendeu uma prisão. Sua biografia sobre Marilyn Monroe, publicada em 1973, foi um de seus grandes sucessos de vendas e provocou enorme polêmica. Ele morreu aos 84 anos, vítima de problemas pulmonares.

 


Imagem: Carl Van Vechten [Public domain], via Wikimedia Commons

22.Oct.1887

Nasce John Reed, escritor e jornalista norte-americano

No dia 22 de outubro de 1887 nascia, em Portland, nos EUA, o poeta e jornalista norte-americano John Reed, considerado herói de uma geração radical de intelectuais. Ele fez a cobertura da revolução no México, em 1914, e era frequentemente detido por organizar e defender greves. Rapidamente, tornou-se um líder radical e ajudou a formar o Partido Comunista nos Estados Unidos. Reed fez a cobertura da Primeira Guerra Mundial para a revista Metropolitan, foi amigo próximo de Lênin e esteve na Revolução Russa (1917), onde escreveu o seu livro mais conhecido: Dez Dias Que Abalaram o Mundo (1919). Indiciado por traição aos Estados Unidos, ele fugiu para a União Soviética onde morreu de tifo no dia 19 de outubro de 1920, em Moscou. Reed foi posteriormente enterrado com outros heróis bolcheviques, ao lado da muralha do Kremlin.

 


Imagem: Bain News Service, publisher [Domínio público], via Wikimedia Commons

30.Sep.1924

Nasce o escritor norte-americano Truman Capote

No dia 30 de setembro de 1924 nascia, em Nova Orleans, nos EUA, Truman Capote, escritor norte-americano, autor do famoso livro “A Sangue Frio (1966)”. Trata-se de um romance-documentário que relata o assassinato, sem motivo aparente, de quatro membros de uma família de Garden City, Kansas. A história foi adaptada ao cinema em 1967 por Richard Brooks. A vida do escritor enquanto investigava o crime para escrever este livro também foi retratada na telona em “Capote (2005)”. Truman Capote foi o pioneiro do jornalismo literário, com o livro “Bonequinha de Luxo (1958)”, a sua obra mais famosa. Ele também é autor de uma coleção de ensaios intitulados “Música para Camaleões” (1980) e do roteiro para o musical “Casa das Flores” (1954). Ele morreu em em 25 de agosto de 1984, aos 59 anos.

 


Imagem: New York World-Telegram and the Sun staff photographer: Higgins, Roger, photographer. [Public domain], via Wikimedia Commons