Todos os horários
27.Dic.1831

Charles Darwin parte para épica viagem a bordo do HMS Beagle

Em um dia como este, no ano de 1831, o naturalista Charles R. Darwin, então com 22 anos, partia para a expedição no barco HMS Beagle, do capitão Robert FitzRoy. Darwin havia sido convidado para a viagem em agosto daquele mesmo ano e, de início, seu pai pensou que o filho iria perder tempo a bordo de uma expedição para mapear a América do Sul. Contudo, ele foi persuadido pelo cunhado, Josiah Wedgwood, a concordar e também patrocinar a viagem de Charles Darwin.

A expedição pelo mundo deveria durar dois anos, mas levou cinco, encerrando-se em outubro de 1936, após cruzar o globo terrestre. Este tempo foi suficiente para estabelecer Darwin também como um eminente geólogo. Ele também publicou o seu diário de viagem, o que contribuiu para sua fama. Mais importante do que isso, a viagem no HMS Beagle proporcionou a Darwin a chance de fundamentar na prática a sua teoria das espécies e publicar seu impactante livro sobre o assunto em 1858. Darwin usou evidências convincentes para elaborar suas ideias sobre a evolução, superando a rejeição científica dos conceitos anteriores de transmutação de espécies. Na década de 1870, a comunidade científica e grande parte do público em geral já aceitavam a evolução como um fato.

 

Imagem: By Charles_Darwin_seated.jpg: Henry Maull (1829–1914) and John Fox (1832–1907) (Maull & Fox) [1]derivative work: Beao (Charles_Darwin_seated.jpg) [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Charles Darwin