Todos os horários
29.May.1959

Nasce Gretchen, a eterna Rainha do Rebolado

Gretchen, a eterna Rainha do Rebolado e Rainha do Bumbum, nasceu no dia 29 de maio de 1959 no Rio de Janeiro. Batizada de Maria Odete Brito de Miranda, ele é cantora, dançarina e atriz.

 

Com mais de 40 anos de carreira, já vendeu mais de 15 milhões de discos. Entre os seus hits estão “Melô do Piripipi (Je Suis La Femme)“. “Conga, Conga, Conga” e “Freak Le Boom Boom”. Estas músicas foram bastante procuradas no serviço Spotify na época do Natal e Réveillon. Segundo levantamento do próprio Spotify, a audiência das músicas da Gretchen no serviço subiram mais de 200% entre os dias 24 e 25 de dezembro de 2016. Na noite de Réveillon, mais de 300%. O mesmo ocorreu no mesmo período do ano anterior. Com uma popularidade que sobrevive ao tempo e a gerações, em 2015 foi lançado o livro "Gretchen - Uma biografia quase não autorizada". 


A vida artística de Gretchen começou na infância e em família. Formou o grupo As Melindrosas com as irmãs Sula e Yara e a prima Paula. O primeiro álbum, “Disco Baby”, foi um sucesso. No final dos anos 70, Gretchen partiu para carreira solo. Símbolo sexual, posou para revistas masculinas e participou de filmes. No começo dos anos 80, ao lado de Rita Cadillac, filmou Aluga-se Moças, no estilo pornochanchada, que foi um grande sucesso de bilheteria. Também esteve em filmes eróticos, entre 2006 e 2008.

 

A cantora ainda foi estrela de realities shows como "Troca de Família" (2010) e "A Fazenda" (2012). Em 2008, Gretchen concorreu à prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE), pelo PPS, mas ganhou apenas 343 votos.

 

Em 2017, ela fez uma versão do funk Deu onda, do carioca MC G15. A cantora substituiu a letra original por "Eu não preciso mais mexer e nem dançar a conga". 




Imagem: Reprodução/ Gretchen & Você 

 

13.Oct.2016

Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura

O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan recebeu no dia 13 de outubro de 2016 o Prêmio Nobel de Literatura, conforme anunciou a Academia Sueca, em Estocolmo. O astro da música folk e do rock foi escolhido por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana", afirmou a secretária da Academia, Sara Danius. Segundo ela, Dylan é um ícone e influenciou a música popular contemporânea. 

 

Há muito tempo já se falava de um Nobel de Literatura dedicado a um cantor ou compositor, porém havia o argumento de que dificilmente a Academia iria reconhecer um astro pop. Além disso, premiar um músico poderia soar como uma crítica à literatura contemporânea, pois seria o mesmo que dizer que não há escritores à altura para receber o prêmio. 

 

Bob Dylan recebeu o Nobel no ano em que completou 75 anos. Nascido Robert Allen Zimmerman, em Duluth, Minnesota, ele aprendeu sozinho a tocar harmônica, guitarra e piano. Entre seus discos mais cultuados estão Highway 61 Revisited (1965), Blonde on Blonde (1966) e Blood on the Tracks (1975). Dylan é o autor de verdadeiros clássico do rock, como "Like a rolling stone", "Hurricane" e "Idiot wind". 

 

Em 2012, ele havia recebido a Medalha Presidencial da Liberdade, de Barack Obama, a honraria civil mais alta dos Estados Unidos.

 


Fonte: DW

Imagem: Christian Bertrand / Shutterstock.com 

21.Abr.2016

Morre o cantor Prince, um dos maiores ícones pop dos últimos tempos

Considerado por muitos críticos um dos grandes ícones da música pop dos últimos tempos, o cantor norte-americano Prince foi encontrado morto no dia 21 de abril de 2016, na casa onde morava em Chanhassen, no estado norte-americano de Minnesota, nos EUA. O músico tinha 57 anos e acredita-se que sua morte ocorreu por causa de uma acidental overdose de fentanil. Mutas pessoas do meio artístico lamentaram a morte repentina de Prince, como Madonna, Elton John, Paul McCartney e Lenny Kravitz. Seu corpo foi cremado numa cerimônia para amigos mais íntimos e parentes.

Nascido em Minneapolis no dia 7 de junho de 1958, Prince foi um compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino. Ele lançou mais de 35 discos ao longo de quatro décadas de carreira. Sua música mistura diversos gêneros como funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop. Seu talento foi reconhecido com sete prêmios e 30 indicações no Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro e 14 músicas no top 10 das paradas da Billboard nos EUA.

Prince foi um sucesso mundial nos anos 80, com "Purple Rain", que é considerado um dos melhores discos de todos os tempos. Entre seus outros hits conhecidos estão “When doves cry”, “Let’s go crazy” e “Kiss". Nos anos 90, o cantor também virou notícia por mudar o seu nome por um "símbolo do amor" e também escreveu a palavra "escravo" na bochecha para protestar contra as condições contratuais da gravadora Warner. Prince esteve apenas uma vez no Brasil, em 1991, quando tocou no Rock in Rio, no Maracanã.

 

 


Imagem: jimieye from flickr.com - http://www.flickr.com/photos/jimieye/ (http://www.flickr.com/photos/jimieye/503297960/) [CC BY 2.0 or CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

06.Sep.1943

Nasce Roger Waters, fundador do Pink Floyd

Um dos fundadores da lendária banda Pink Floyd, o músico, baixista e co-vocalista Roger Waters nasceu no dia 6 de setembro de 1943, em Surrey, na Inglaterra. Seu pai morreu na Segunda Guerra Mundial quando ele tinha apenas 5 meses de idade, e sua mãe, Mary, mandou-o, ao lado de seu irmão mais velho, pra Cambridge. Waters fez o ensino fundamental e médio com Syd Barrett e acabou conhecendo David Gilmour, que morava nas vizinhanças. Ele conheceu Nick Mason e Richard Wright na faculdade e, em seguida, nasceu o Pink Floyd.

Após a saída de Barrett, Waters passou a liderar o grupo, escrevendo grande parte das músicas dos discos de maior sucesso da banda - The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals, The Wall e todas de The Final Cut. Ele deixou o Pink Floyd em 1985 para seguir sua carreira solo e tem excursionado e gravado seu próprio material desde então.

O Muro de Berlim caiu no final de 1989 e, no ano seguinte, Waters encenou The Wall – Live in Berlin, um concerto beneficente que atraiu milhares de pessoas e bilhões de telespectadores. Embora muitos músicos famosos tenham sido convidados, Waters ignorou seus antigos colegas de banda - assim que saiu do Pink Floyd, em 85, Waters moveu um processo (sem sucesso) contra os ex-parceiros de banda pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo.

Em 2 de julho de 2005, Water reuniu os seus ex-parceiros de Pink Floyd - Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour - para o Live 8, um concerto beneficente. Foi a primeira aparição do grupo com Waters desde a última apresentação, 24 anos antes. Em 2010, ele iniciou a turnê The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall. Durante essa turnê, Gilmour e Mason (os únicos remanescentes do Pink Floyd, com a morte de Richard Wright), mais uma vez, tocaram com Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres.

 


Imagem: Ben Cook/Shutterstock.com

23.Jul.1965

Nasce Slash, guitarrista da banda Guns N’ Roses

No dia 23 de julho de 1965 nascia em Londres, na Inglaterra, Saul Hudson, mais conhecido como Slash, que ganhou fama com a banda norte-americana Guns N’ Roses e é considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Em 1985, entrou para o Guns N’ Roses e ganhou reconhecimento mundial por riffs e músicas como “Sweet Child o’ Mine” e “Welcome to the Jungle”.

O último show de Slash com o GnR foi em 17 de julho de 1993 e, depois de um período afastado, ele anunciou, em 1996, que não era mais um membro da banda. Depois do Guns, ele formou vários grupos, incluindo a Slash’s Snakepit, uma banda de covers de blues chamada Slash’s Blues Ballo e a Velvet Revolver. Slash também lançou três discos solos, em 2010, 2012 e 2014, e realizou turnês mundiais.

Em 2001, aos 35 anos, foi diagnosticado com cardiomiopatia, causada por anos de uso de álcool e drogas. Foram dadas ao guitarrista apenas duas semanas de vida, mas ele teve um desfibrilador implantado e, superando as expectativas, conseguindo sobreviver. Ele tem estado sóbrio desde 2006 e, em 2007, publicou sua autobiografia, intitulada simplesmente “Slash”.

No início de 2016, confirmando os rumores, Slash anunciou seu retornou ao Guns 20 anos depois de deixar a banda. Outro membro, Duff McKagan, também anunciou sua volta na mesma época. Os três não tocavam juntos desde 1993. A volta oficial ocorreu em um show surpresa para aproximadamente 500 espectadores sortudos no Troubadour, em West Hollywood, nos Estados Unidos. Foi no dia 1 de abril. Poderia ser mentira, mas não era. A internet quase foi abaixo neste dia.

Veja a biografia completa de Slash.

 


Imagem: yakub88/Shutterstock.com

22.May.1959

Nasce o músico Morrissey, ex-The Smiths

Aclamado como um dos grandes compositores britânicos, Steven Patrick Morrissey, mais conhecido como Morrissey, nasceu no dia 22 de maio de 1959, em Davyhulme, Lancashire, na Inglaterra.

Cantor, compositor e escritor, ele ficou conhecido como letrista e vocalista da banda de indie rock The Smiths (1982-1987). Desde então, segue carreira solo de sucesso. 

Morrissey cresceu em Manchester e desde pequeno nutre amor pela literatura e música. Antes de formar o The Smiths, liderou duas bandas punk, The Nosebleeds e Slaughter & The Dogs, com pouco sucesso.

Com The Smiths, em 1982, atraiu reconhecimento nacional com o álbum de estreia auto-intitulado. Líder da banda, Morrissey chamou a atenção por sua inteligência, espirituosidade, letras sarcásticas e sua aparência idiossincrática. Evitando o rock machista, cultivou a estética de uma pessoa fora dos padrões sociais, evitou as drogas e abraçou o celibato. The Smiths lançou mais cinco álbuns - incluindo os aclamados "Meat is Murder" e "The Queen is Dead".  Após diferenças pessoais entre Morrissey e seu companheiro de banda Marr, The Smiths chegou ao fim em 1987.

O primeiro álbum de Morrissey em carreira solo foi Viva Hate. Este e os seus álbuns posteriores - Bona Drag, Kill Uncle, Your Arsenal e Vauxhall and I - foram muito bem nas paradas do Reino Unido e produziram vários singles de sucesso.

Em meados da década de 90, o músico trocou o Reino Unido por Los Angeles, onde começou a flertar com as imagens patrióticas e com a masculinidade da classe trabalhadora. Suas discussões sobre identidade nacional britânica resultaram em acusações de racismo, o que ele negou. 

Seus álbuns na reta final dos anos 90, Southpaw Grammar e Maladjusted, fizeram relativo sucesso. Após um hiato entre 1998 e 2003, Morrissey lançou o bem-sucedido You Are The Quarry, em 2004. 

De mudança para a Itália, vieram os trabalhos Ringleader of the Tormentors, Years of Refusal e World Peace is None of Your Business. Em 2013, Morrissey lançou sua autobiografia, seguido por seu primeiro romance em 2015.

Muito influente, o músico é cultuado por fãs do mundo todo. De sexualidade ambígua, ele também virou um ícone gay. Morrissey também costumar levantar controvérsias por suas francas opiniões sobre direitos do vegetarianismo, dos animais, questionamentos sobre a realeza e os políticos, a identidade nacional e a cultural britânica.

 

 


 

Imagem: Caligvla / English Wikipedia [GFDL, CC-BY-SA-3.0 or CC BY 2.5], via Wikimedia Commons

18.May.1980

Ian Curtis se suicida

Na noite de 18 de maio de 1980, Ian Curtis, vocalista e compositor da banda inglesa Joy Division, enforca-se na cozinha de sua residência, em Manchester. Ele tinha apenas 23 anos.

O Joy Division foi uma das quatro bandas mais importantes do pós-punk britânico, cujas origens estão ligadas ao show lendário dos Sex Pistols no Lesser Free Trade Hall em Manchester, em junho de 1976. Assim como os membros fundadores dos Buzzcocks, dos Smiths e do The Fall, os mancunianos Bernard Sumner e Peter Hook decidiram, imediatamente após o concerto, formar um grupo. E embora a filosofia do “Faça Você Mesmo” dos Sex Pistols tenha lhes dado a coragem de se autodenominarem uma banda sem nem mesmo conseguirem tocar direito seus instrumentos recém-comprados, eles se tornaram um dos primeiros grupos inspirados pelo punk a abandonar a sonoridade do punk. O passo crucial nesse sentido foi a escolha de Ian Curtis dentre os candidatos surgidos a partir do aviso “Procuramos Vocalista” que eles colocaram em uma loja de discos local. Curtis era mais aspirante à poeta que à rock star, e suas letras sombrias e expressivas iriam aos poucos afastar a sonoridade da banda da raiva e da violência do punk e aproximá-la de algo muito mais melancólico e econômico.

O estilo desenvolvido pelo Joy Division entre 1977 e 1979 incluiu a adição do sintetizador – uma violação absoluta à estética lo-fi do punk, mas foi uma escolha que marcou o início daquilo que viria a ser chamado de New Wave. O disco “Unknown Pleasures”, de 1979, o álbum seguinte, “Closer”, e o single “Love Will Tear Us Apart” transformaram o Joy Divison em um culto no Reino Unido, e a dança hipnotizante de Ian Curtis no palco em um símbolo do pós-punk.  

Embora ele tenha escondido sua doença de seus companheiros de banda até sofrer uma crise aguda na van da turnê após um show em Londres, em 1978, Ian era epiléptico. Algumas pessoas acreditam que a depressão por causa de sua doença ou os efeitos colaterais dos remédios que ele tomava levaram Ian ao suicídio. Mas há muitos outros fatores que podem ter desempenhado um papel importante nisso, como o uso de drogas e a tensão no seu casamento, provocada pelo seu romance com uma jornalista belga. Quaisquer sejam as razões, Ian Curtis tirou sua vida apenas dois dias antes do início de uma turnê nos EUA, que seria, potencialmente, uma guinada na carreira da banda. Dois meses depois do suicídio de Ian, em 18 de maio de 1980, os integrantes sobreviventes do Joy Division cumpriram uma promessa que fizeram para eles mesmos de mudar o nome do grupo e continuar, ao longo dos anos 80, como New Order.

 


Imagem: Patrick Pearse [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

12.May.1967

The Jimi Hendrix Experience lança álbum de estreia "Are You Experienced"

O primeiro álbum da banda The Jimi Hendrix Experience, "Are You Experienced", foi lançado no dia 12 de maio de 1967, em Londres. O LP foi um sucesso comercial e de crítica e é considerado uma das grandes estreias da história do rock.

O álbum conta com a abordagem inovadora da Jimi Hendrix para compor e tocar a guitarra elétrica, que logo estabeleceu uma nova direção na música, rumo ao rock psicodélico e que embalaria todo um poderoso movimento cultural.

"Are You Experienced" e seus singles foram gravados ao longo de cinco meses, entre o final de outubro de 1966 e o início de abril de 1967. O álbum foi concluído em 17 sessões de gravação em três locais de Londres, incluindo De Lane Lea Studios, CBS e Olympic.

Lançado no Reino Unido, "Are You Experienced" ficou 33 semanas nas paradas de sucesso, chegando ao número 2 das melhores músicas. O álbum foi lançado nos EUA em 23 de agosto, pela Reprise Records, onde alcançou o Top 5 na Billboard 200, permanecendo nas paradas durante 106 semanas, sendo 27 delas entre as Top 40. A versão norte-americana do LP continha algumas das mais conhecidas canções de Hendrix, incluindo seus três primeiros singles, que, embora omitidos da edição do LP britânico, estavam entre as melhores das paradas no Reino Unido: "Purple Haze", "Hey Joe", e "The Wind Cries Mary".

Em 2005, a revista Rolling Stone colocou "Are You Experienced" na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Quatro de suas músicas figuram na lista das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: "Purple Haze" (17), "Foxy Lady" (153), "Hey Joe" (201) e "The Wind Cries Mary" (379).

Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, nos EUA. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais.

Ele foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals, que o levou à Inglaterra, onde Jimi assinou contrato de produção e agenciamento e formou a banda The Jimi Hendrix Experience.

O grupo chegou ao fim em 1969. Em agosto, Hendrix formou o Gypsy Suns and Rainbows para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e o músico integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, gera controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto, principalmente, de vinho tinto.


Imagem: Warner/Reprise RecordsUploaded por We hope at en.wikipedia [Domínio Público], via Wikimedia Commons

03.May.1933

Nasce o músico James Brown, a lenda da funk music

Também conhecido como "O Padrinho do Soul", "Sex Machine", entre outros apelidos, o músico James Joseph Brown nasceu no dia 3 de maio de 1933, em Barnwell, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. 

Muito antes de se tornar uma lenda do show business, o pai e fundador da funk music norte-americana precisou trabalhar muito quando pequeno, em sua infância de muitas dificuldades. Ele teve que ir cedo à luta, em Augusta, Geórgia, onde foi viver com sua tia Honey Washington, aos seis anos de idade.

O garoto passou os anos anteriores com o seu pai, James, vendendo alcatrão de pinho para a fábrica local de terebintina nos bosques do County de Barnwell, na Carolina do Sul. A mãe de James havia deixando o seu pai por outro homem, quando o filho tinha apenas quatro anos. Enquanto isso, sua tia Honey tentava exercer algum tipo de papel materno para James, apesar do fato de ela manter um bordel e vender bebidas.

Músicos famosos da geração de James recebiam a sua formação musical no contexto tradicional da igreja. Isso não aconteceria com ele, que iria receber seus conhecimentos das ruas, entre trabalhos como o de catador de algodão e engraxate. Além disso, ele também dançava e cantava para atrair clientes ao negócio da sua tia. James Brown também aperfeiçoou seus talentos na prisão, onde passou três anos por roubar carros quando tinha 15 anos. Aos 19, por incrível que pareça, deixou o presídio motivado, mais sábio e ferozmente talentoso. James Brown saiu da prisão e começou sua escalada em direção ao sucesso. 

Ele morreu no dia de Natal, 25 de dezembro, de 2006, em Atlanta, na Georgia, aos 73 anos, vítima de uma pneumonia.

Imagem: miqu77/Shutterstock.com

04.Feb.1972

David Bowie grava clássica canção Starman

Quando ainda buscava sua afirmação no mundo da música, David Bowie gravou no dia 4 de fevereiro 1972 a canção Starman, single do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. O música foi gravada no Trident Studios, em Londres, na Inglaterra.

A letra descreve Ziggy Stardust trazendo uma mensagem de esperança de um alienígena, o Starman, aos jovens da Terra.

A música tem uma suave pegada rock, com guitarra acústica, com sua melodia levemente inspirada na canção Over the Rainbow, do filme O Mágico de Oz. 

Comercialmente, Starman foi um marco na carreira de Bowie, seu primeiro sucesso desde Space Oddity (1969). O single vendeu de forma constante e recebeu muitos comentários positivos, atingindo o 10o. lugar nas paradas britânicas e 65o. nos EUA.

Em 1989, o grupo brasileiro Nenhum de Nós fez uma versão brasileira da de Starman, uma música chamada Astronauta de Mármore para o álbum Cardume. A versão foi aprovada pelo próprio Bowie, mas dividiu opiniões dos fãs dele no Brasil. Ao mesmo tempo, foi um sucesso nas rádios naquele ano. Quando Bowie veio fazer um show no Brasil, pediu ao público para cantar um trecho da versão brasileira da música.


Imagem: chrisdorney/Shutterstock.com