Todos os horários
10.Jul.1932

Morre King Camp Gillette

King Camp Gillette foi um Industrial dos Estados Unidos, que nasceu em 1855 e faleceu em 10 de Julho de 1932. Em 1895, inventou o aparelho de barbear com gilete descartável, mundialmente conhecida pelo seu nome, e cuja fabricação em massa iniciou-se em 1903 na sua própria empresa, a Gillette Safety Razor (Aparelho de Barbear da Gillette). Gillette criou o instrumento motivado pelo empresário e inventor William Painter, que lhe deu um sábio conselho: "fabrique algo que se use e se descarte, e os clientes sempre terão que voltar para comprar mais". E foi assim que lhe ocorreu apostar nos produtos descartáveis. Em sua primeira produção conseguiu vender 51 unidades; no ano seguinte, sua empresa produziu 90.000 aparelhos e mais de 12 milhões de giletes. Sobre Gillette diz-se que: "ninguém fez tanto para mudar o rosto da humanidade". Depois, suas ideias passaram a convencer a poucos, e a grande depressão de 1929 acabou levando seu império econômico à falência. O inventor morreu frustrado em 1932. Seu nome, no entanto, permaneceu até se transformar em sinônimo do hoje imprescindível aparelho de barbear.

 


Imagem: Falk, B. J. (Benjamin J.), 1853-1925, photographer (http://www.loc.gov/pictures/item/91729949/) [Public domain], undefined

08.Jul.1838

Nasce o empresário norte-americano John D. Rockefeller

No dia 8 de julho de 1838 nascia, em Richford, nos EUA, John D. Rockefeller, empresário e magnata do petróleo, fundador da empresa Standard Oil. Rockefeller comandou a maior empresa do mundo e foi, por muito tempo, o homem mais rico do planeta. Sua carreira empresarial, contudo, foi cercada por controvérsias, entre elas a prática do monopólio. Também é associada à família Rockefeller a elaboração da Primeira e da Segunda guerras mundiais para obter benefícios econômicos com a venda de armas e outros equipamentos. Ele morreu com quase 100 anos, no dia 23 de maio de 1937, em Ormond Beach, também nos EUA.

 


Imagem: via Wikimedia Commons