Todos os horários

Google faz teste secreto de inteligência artificial

Imbatível, programa derrotou até os melhores adversários!

No início do mês passado, um tweet de Demis Hassabis, diretor executivo da DeepMind, confirmou que a Google utilizou secretamente um programa de inteligência artificial no jogo online de estratégia Go, em modo de teste.

O jogador misterioso e invencível, conhecido como Master (P), que derrotava os melhores adversários em qualquer partida, mostrou-se ser, na verdade (segundo confirmação da Google), uma versão atualizada do AlphaGo, um sistema de inteligência artificial no qual a empresa está trabalhando.

Embora tenha causado alvoroço entre os jogadores, os criadores do sistema estão animados com os resultados e com os conhecimentos trazidos pela nova versão do AlphaGo. Hassabis espera que, neste ano, a versão do programa participe de partidas oficiais de duração completa do jogo.


Fonte: RT

Imagem: WIkipedia Commons

04.Mar.2000

Lançado o PlayStation 2, o console mais vendido de todos os tempos

O PlayStation 2 (PS2), o console mais vendido da história e o preferido de muitos gamers, foi lançando no Japão no dia 4 de março de 2000. O PS2 chegou ao mercado na esteira do sucesso do PlayStation, que marcou a entrada vitoriosa da Sony na indústria dos videogames. Os principais rivais na época eram empresas como a SEGA e a Nintendo.

 

Apenas em seu primeiro dia de vendas, o PS2 atingiu a incrível marca de US$ 250 milhões em vendas. Era difícil encontrar o produto das prateleiras tamanha a procura. 

 

Em outubro de 2000, o produto foi lançado na América do Norte e, posteriormente, em novembro, na Europa. No Brasil, o PS2 só chegou ao mercado, oficialmente, em 2009.

 

O videogame foi fabricado ao longo de 13 anos - uma outra marca incrível do console -, que só saiu de produção em 2013. Outro número impressionante é o de jogos lançados para o PS2: 3.874 títulos, com mais de 1.5 bilhão de cópias vendidas. Alguns games de grande sucesso foram God of War, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, GTA: San Andreas e Gran Turismo 4.

 

De acordo com dados da Sony, o PS2 já venceu mais de 150 milhões de unidades no mundo todo. No seu auge, recebeu títulos originais como Devil May Cry, Guitar Hero, Kingdom Hearts, além de séries como Pro Evolution Soccer, Harry Potter, Resident Evil, Final Fantasy e sucessos da Midway, como Mortal Kombat Deadly Alliance, Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Shaolin Monks e Mortal Kombat Armageddon. No Brasil, um dos jogos mais procurados era o Winning Eleven.

 

Alguns fatores foram decisivos para o sucesso estrondoso do PS2: o console era compatível com os games do seu antecessor (a chamada quinta geração); além de ser um videogame, também era DVD player, uma tecnologia em alta na época, mas cujos aparelhos possuíam alto custo; o videogame tinha um preço bastante competitivo. Seu valor de mercado, inclusive, derrubou o principal rival, o SEGA Dreamcast. Apenas depois do lançamento do PS2 é que surgiram o Nintendo GameCube e o Microsoft Xbox, mas a Sony seguiu mantendo a liderança no mercado durante muitos anos com o console.

 

No final de 2004, a Sony lançou a versão “slim” do console, menor, mais leve e mais barata, com modem para jogar online. Em 2006, mesmo com o anúncio do PlayStation 3, a produção do PS2 não parou. 



Crédito: Evan-Amos (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

07.Sep.2016

Começam os jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro

No dia 7 de setembro de 2016 uma grande festa com o lema “Todo mundo tem um coração” abriu os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, no Maracanã. A apresentação teve pontos altos como uma megarrampa com mortal de um cadeirante, a musa paralímpica dançando com um robô e um quebra-cabeças formando um coração pulsante. A abertura dos Jogos Paralímpicos teve assinatura dos diretores criativos Marcelo Rubens Paiva, Fred Gelli e Vik Muniz. Na hora dos mascotes, Vinícius, dos Jogos Olímpicos, apareceu com o vestido usado por Gisele Bündchen na cerimônia de abertura Olímpica e passou o protagonismo para Tom, mascote Paralímpico.

 

Cada uma das 159 delegações que participam dos Jogos entrou no estádio com o nome de seu país escrito em uma peça de um enorme quebra-cabeças, com fotos de atletas Paralímpicos - obra original montada ao vivo pelo artista plástico Vik Muniz. A delegação brasileira foi a última a entrar, ao som de “O Homem Falou”, de Gonzaguinha. Coube ao próprio Vik Muniz encaixar a última peça no enorme tabuleiro e completar a imagem de um coração pulsante para simbolizar o tema “Todo mundo tem um coração”.

 

Clodoaldo Silva, o 'Tubarão Paralímpico' da natação, com 13 medalhas no currículo, entrou com a tocha na mão e, diante dele, encontrou uma escada, aparentemente intransponível, transformar-se numa rampa que o conduziu até a pira Paralímpica. Estavam abertos oficialmente os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro com a disputa de 20 modalidades esportivas. Esta edição teve a inclusão da canoagem e do paratriatlo no programa esportivo. Os jogos se encerraram no dia 18 de setembro e, pela primeira vez, um evento desse tipo foi relizado na América do Sul, na América Latina e em um país lusófono.

 


Fonte: Rio2016.com

Imagem: A.RICARDO / Shutterstock.com

 

26.Oct.2004

Lançado o GTA: San Andreas, um dos games de maior sucesso da história

No dia 26 de outubro de 2004, um dos jogos de maior sucesso entre todos os consoles era lançado para o PlayStation 2. Desenvolvido pela Rockstar North, o Grand Theft Auto (GTA): San Andreas é considerado por muitos críticos como um do melhores jogos de todos os tempos e recebeu elogios pelo enredo, trilha sonora e jogabilidade.

Foi o jogo mais vendido no ano de seu lançamento. Até 2011, mais de 27,5 milhões de cópias haviam sido comercializadas em todo o mundo. Até hoje, é o jogo mais vendido do PlayStation 2. No ano seguinte ao seu lançamento, o game ganhou uma versão para Windows e Xbox. Mais tarde, foi remasterizado para Android e Xbox 360 e tornou-se disponível para Steam, com números de vendas elevados em todas as plataformas.

San Andreas é o terceiro jogo em 3D da série GTA. Jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa em um ambiente de mundo aberto, que dá ao jogador controle total sobre sua experiência de jogo, o game tem como destaques as guerras de gangues, a customização de carros e personagens. 

A história se passa no estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles: Los Santos (baseada em Los Angeles), San Fierro (baseada em São Francisco) e Las Venturas (baseada em Las Vegas).

Gângster Carl "CJ" Johnson

Ambientada em 1992, a trama gira em torno do gângster Carl "CJ" Johnson, que retorna para sua casa em Los Santos, depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte da mãe. CJ encontra a família e a antiga gangue, a Grove Street Families, desamparados e inicia a retomada dos negócios, ao mesmo tempo em que descobre aos poucos o que está realmente por trás do assassinato da mãe.

Apesar do sucesso comercial e de crítica, assim como nos lançamentos anteriores da série, o GTA San Andreas também foi alvo de polêmica pelo conteúdo violento e sexual. Em meados de 2005, foi descoberto um código que dava acesso ao minijogo de sexo oculto apelidado de "Hot Coffee", que fez o game ser reavaliado temporariamente como um jogo para adultos e obrigou a Rockstar North a retirar 85% das cópias do mercado.


Imagem: Christian Bertrand / Shutterstock.com

Os games que a Atari pode ter enterrado no deserto

Um dos mitos modernos relacionados ao mundo da tecnologia diz que, na década de 80, a empresa Atari enterrou, no deserto do Novo México, 10 milhões de cópias de jogos. Isso, que hoje parece um gesto absurdo, desproporcionado e sem sentido, tem uma explicação: em 1982, aproveitando o sucesso dos jogos Arcade para consoles de modelo 2600, a famosa empresa de entretenimento tentou aumentar seus lucros, aproveitando a popularidade do filme “E.T. – O Extraterrestre”, com um game. O fracasso foi tão retumbante que não haveria mais opção senão retirar todas as cópias do mercado, destruí-las e enterrá-las em um deserto. 

[VEJA TAMBÉM: Qual a verdadeira origem do perturbador tabuleiro ouija?]

 O game “E.T.” para Atari 2600, desenvolvido em apenas cinco semanas para aproveitar a época natalina, foi considerado um dos piores jogos da história. O acontecimento infeliz se somaria a outra má decisão: a de tirar de venda 12 milhões de cópias do jogo Pac-Man, apesar de só terem sido vendidos 10 milhões de consoles. Sendo assim, juntaram-se as 5 milhões de cópias de E.T. e as 5 milhões de Pac-Man, além de algumas centenas de consoles, enterrados no lixão de Alamogordo, sob concreto. 


Agora, um estudo canadense se dedica a desvendar o mito, realizando escavações na região. Se os restos dos games aparecerem, então essa história passará de lenda a realidade; se não, é claro que o mito vai perdurar por muito, muito tempo.

 


Fonte: Hipertextual
Imagem: CTR Photos/Shutterstock.com


Qual a verdadeira origem do perturbador tabuleiro ouija?

O ouija, um tabuleiro que supostamente permite invocar e conversar com o espírito de pessoas mortas, é certamente um dos jogos mais perturbadoramente populares dos últimos séculos.


[VEJA TAMBÉM: Vídeo: revelado o mistério dos carros que levitam no trânsito na China]


É um jogo tão simples quanto macabro: um tabuleiro com as letras do abecedário, os números de 0 a 9, e as palavras “sim”, “não” e “adeus”. Dessa forma, por meio de um ponteiro, esse jogo tornaria possível um contato com os seres do além, que utilizariam esses elementos para elaborar respostas às perguntas feitas.


São conhecidas as histórias e lendas populares em torno do ouija, que falam sobre os sérios riscos que correm todos aqueles que se atrevem a jogá-lo sem nenhum conhecimento prévio sobre os portais energéticos que se abrem e a possível passagem de almas malignas. No entanto, ainda se sabe pouco sobre sua origem.

Em algum momento, descobriu-se que as origens do ouija estariam no Antigo Egito. Trata-se de uma lenda que teve impulso com a divulgação que os comerciantes do tabuleiro fizeram para benefício próprio. Na verdade, os primeiros tabuleiros surgiram no século XIX, quando, por volta de 1890, o universo do espiritual, do oculto e do paranormal começou a ganhar muita força noa EUA e na Europa.

Mais tarde, Charles W. Kennard criou a empresa responsável pela construção dos tabuleiros ouija e transformou um jogo essencialmente ocultista em um dos mais populares jogos de mesa da cultura norte-americana. Em um dado momento, a patente foi vendida para William Fuld, um funcionário da empresa de Kennard, que continuou comercializando o jogo até ele ter seus direitos adquiridos pela Parker Brothers, em 1966.

Os maiores picos de venda do tabuleiro ouija ocorreram durante os momentos mais trágicos da história humana moderna: a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e, posteriormente, a Guerra do Golfo. As pessoas sempre acreditaram que se tratava de um método eficaz para contatar aqueles que já morreram.

Fonte: esoterium 

Imagem: Africa Studio/Shutterstock.com

31.Dic.1996

Lançado o game Diablo

No dia 31 de dezembro de 1996, era lançando Diablo, um jogo estilo Action RPG, produzido pela Blizzard North. Ambientado em uma época medieval fictícia, no Reino de Khanduras, do mundo de Santuário. Seu objetivo é acabar com o mal causado por Diablo, o Senhor do Terror, que assusta a pequena cidade de Tristram.

A trama ao longo do jogo se desenvolve em um local muito parecido com o Velho Mundo, na Idade Média, em que vivem povos que lembram os bárbaros, persas, astecas e populações do deserto.

O jogador pode escolher três tipos de personagens: um guerreiro, um feiticeiro e uma arqueira. Abaixo da cidade de Tristram, o jogador viaja por 16 níveis de calabouços e, finalmene, entra no próprio Inferno para enfrentar Diablo.

Um pacote de expansão, intitulado Diablo: Hellfire, foi lançado em 1997 pela Sierra Entertainment. Em 1998, a Blizzard lançou Diablo para o PlayStation. O sucesso do jogo levou a duas continuações: Diablo II, em 2000; e Diablo III em 2012.

 


Imagem via Wikimedia Commons

 

17.Nov.2006

PlayStation 3 chega ao mercado na América do Norte

No dia 17 de novembro de 2006, chegava ao mercado da América do Norte o PlayStation 3 ou PS3, da Sony. Sucessor do PlayStation 2, ele chegou para competir com Xbox 360 e o Nintendo Wii.

Entre as novidades do lançamento da Sony estavam a PlayStation Network, serviço de jogo online, suas poderosas capacidades multimídia e o uso do Blu-ray Disc como armazenamento primário.

De início, uma das grandes crítica ao console foi o alto custo: na época de lançamento, seu preço variava de US$ 499 para o modelo de 20 GB e US$ 599 para o de 60 GB. Além disso, os consumidores também não gostaram da qualidade dos jogos lançados para o PS3 na chegada do videogame ao mercado.

Mais tarde, o console foi redesenhado para o PlayStation 3 Slim, com disco rígido atualizável de 120 GB, 160 GB, 250 GB ou 320 GB, 33% menor, 36% mais leve e com maior economia de energia elétrica.

Em fevereiro de 2013, a Sony anunciou o lançamento do seu sucessor, o PlayStation 4, lançado em 2014.

15.Nov.2001

Lançado o game Halo: Combat Evolved

O elogiado game em primeira pessoa, Halo: Combat Evolved, foi lançado em 15 de novembro de 2001 pela Microsoft, com desenvolvimento da Bungie. Inicialmente, foi exclusivo para o Xbox e, mais tarde, em 2003, havia versões para Windows e Mac OS X.

A trama do game é centrada em supersoldado cibernético, o Master Chief, que é acompanhado por uma inteligência artificial chamada Cortana. O objetivo é derrotar alienígenas e desvendar os mistérios de Halo, um mundo artificial em forma de anel.

Entre os pontos fortes do jogo estão o enredo envolvente e a variedade de estratégias disponíveis aos jogadores. O jogo possui cinco modos multiplayer competitivos, que podem ser configurados de dois até 16 jogadores.

 


Imagem: Said jesus bernardino [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

05.Nov.1935

Lançado o jogo de tabuleiro Monopoly (Banco Imobiliário)

Um dos jogos de tabuleiro mais populares de todos os tempos, o Banco Imobiliário, foi lançado no dia 5 de novembro de 1935, nos Estados Unidos. Originalmente, com o nome de Monopoly, ele é produzido pela Hasbro e estima-se que já vendeu mais de 200 milhões de unidades pelo mundo.

O jogo foi lançado na época da Grande Depressão nos EUA. Seu criador, Charles Darrow, perdeu o emprego por causa da crise e inventou um jogo baseado no The Landlord’s Game (O Jogo do Proprietário), que fazia uma crítica ao capitalismo. Darrow decidiu fazer o contrário e criou um jogo em que qualquer pessoa pudesse virar um magnata, com a compra e venda de terrenos em locais valorizados. 

O jogo - que no Brasil é fabricado pela Estrela - segue em constante evolução e versões mais atualizadas contam com sistema cartão de crédito, além de poder jogar por celular ou Facebook. Mas se prepare: o jogo é longo, ideal para um final de semana chuvoso, mas às vezes nem isso é suficiente. A partida mais longa do Banco Imobiliário durou 59 dias.

 


Imagem: Hasbro/Parker Brothers/Waddingtons [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons