Todos os horários
12.May.1967

The Jimi Hendrix Experience lança álbum de estreia "Are You Experienced"

O primeiro álbum da banda The Jimi Hendrix Experience, "Are You Experienced", foi lançado no dia 12 de maio de 1967, em Londres. O LP foi um sucesso comercial e de crítica e é considerado uma das grandes estreias da história do rock.

O álbum conta com a abordagem inovadora da Jimi Hendrix para compor e tocar a guitarra elétrica, que logo estabeleceu uma nova direção na música, rumo ao rock psicodélico e que embalaria todo um poderoso movimento cultural.

"Are You Experienced" e seus singles foram gravados ao longo de cinco meses, entre o final de outubro de 1966 e o início de abril de 1967. O álbum foi concluído em 17 sessões de gravação em três locais de Londres, incluindo De Lane Lea Studios, CBS e Olympic.

Lançado no Reino Unido, "Are You Experienced" ficou 33 semanas nas paradas de sucesso, chegando ao número 2 das melhores músicas. O álbum foi lançado nos EUA em 23 de agosto, pela Reprise Records, onde alcançou o Top 5 na Billboard 200, permanecendo nas paradas durante 106 semanas, sendo 27 delas entre as Top 40. A versão norte-americana do LP continha algumas das mais conhecidas canções de Hendrix, incluindo seus três primeiros singles, que, embora omitidos da edição do LP britânico, estavam entre as melhores das paradas no Reino Unido: "Purple Haze", "Hey Joe", e "The Wind Cries Mary".

Em 2005, a revista Rolling Stone colocou "Are You Experienced" na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Quatro de suas músicas figuram na lista das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: "Purple Haze" (17), "Foxy Lady" (153), "Hey Joe" (201) e "The Wind Cries Mary" (379).

Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, nos EUA. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais.

Ele foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals, que o levou à Inglaterra, onde Jimi assinou contrato de produção e agenciamento e formou a banda The Jimi Hendrix Experience.

O grupo chegou ao fim em 1969. Em agosto, Hendrix formou o Gypsy Suns and Rainbows para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e o músico integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, gera controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto, principalmente, de vinho tinto.


Imagem: Warner/Reprise RecordsUploaded por We hope at en.wikipedia [Domínio Público], via Wikimedia Commons

11.Ene.1967

Jimi Hendrix grava clássica música Purple Haze

Purple Haze, uma das músicas mais conhecidas do lendário guitarrista Jimi Hendrix, foi gravada no dia 11 de janeiro de 1967, no De Lane Lea Studios, em Londres.

A canção foi escrita por Hendrix e lançada como segundo single pelo grupo Jimi Hendrix Experience. Purple Haze chegou ao topo das paradas em vários países e foi a música de abertura do álbum de estreia do grupo, Are You Experienced, nos Estados Unidos. Além disso, essa música representou para muitos fãs o primeiro contato com o som do rock psicodélico de Hendrix.

A canção apresenta sua guitarra inventiva, a marca de Hendrix, com blues e novas técnicas de processamento de som. Por causa de ambiguidades nas letras, os ouvintes muitas vezes interpretam a canção como se fosse uma experiência psicodélica, embora Hendrix alegasse que Purple Haze fosse uma canção de amor.

Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. 

Ele foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals, que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Are You Experienced", que fez um enorme sucesso.

Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de colocar fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. 

A banda Experience acabou em 1969. Em agosto, formou Gypsy Suns and Rainbows para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, gera controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto, principalmente, de vinho tinto.



Imagem: By Original photographer unknown [Public domain], via Wikimedia Commons

Conheça as teorias conspiratórias em torno da morte (e vida) das lendas do rock

As estrelas do rock têm uma vida intensa e extrema, de modo que a maioria dos mortais precisaria viver uma dezena de vezes para ter uma experiência parecida. E mesmo quando a morte bate à porta desses artistas, sua lenda continua, se estendendo em suas obras e no coração de seus fãs, os quais, muitas vezes, se agarram às hipóteses mais insólitas para não acreditarem que seus ídolos também morrem.

Kurt Cobain – Morreu em 5 de abril de 1994, quando atirou em sua cabeça com uma escopeta. Mesmo assim, várias pessoas disseram tê-lo visto com vida em sua cidade natal, Seattle, em Porto Rico e também na Irlanda. Inúmeras teorias conspiratórias, muitas inventadas pelos fãs, afirmam que o astro do rock forjou sua própria morte, com a cumplicidade de sua esposa, Courtney Love, para poder fugir da pressão da indústria musical.

Jimi Hendrix – Morreu em 18 de setembro de 1970, quando se afogou em seu próprio vômito em consequência de uma intoxicação com barbitúricos. Muitos fãs afirmam que a lenda da guitarra planejou sua morte, mas não faleceu. Assim como Cobain, ele criou uma farsa para poder fugir do holofote da fama e dos contratos com as gravadoras. Algumas pessoas dizem tê-lo visto, após sua morte, perambulando por Seattle, sua cidade natal.

Paul McCartney – Uma teoria macabra afirma que o beatle morreu em 9 de novembro de 1966, quando foi vítima de um acidente automobilístico. É claro que faltaria explicar como ele lançou mais de 20 discos póstumos e continua excursionando pelo mundo com sua música. A conspiração diz que Paul morreu prematuramente durante a gravação do emblemático Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Os Beatles, com medo do impacto da notícia sobre o futuro da banda, decidiram substituí-lo por um sósia, William Shears Campbell. Sobre isso, o próprio Paul McCartney brincou: “se eu estivesse morto, certamente seria o último a me enterrar”.

Elvis Presley – Morreu em 16 de agosto de 1977, em decorrência de um ataque cardíaco. Os avistamentos póstumos são muitos para se enumerar, mas tem destaque o que aconteceu no aeroporto de Memphis, apenas um dia depois de sua morte. Lá, o astro do rock teria sido visto comprando um bilhete de ida a Buenos Aires, sob o pseudônimo de John Burrows, que utilizou para reservar quartos de hotel. A teoria conspiratória indica que Elvis desejava uma vida de paz, longe do centro dos holofotes, tendo inclusive manifestado a seu representante, em diversas ocasiões, “estou cansado de ser Elvis Presley”. Para seu funeral, um boneco de cera teria sido colocado no caixão de alto custo, equipado com ar condicionado, para evitar que derretesse.

Fonte: VH1 

 

Imagem: A. Vente (Beeld en Geluidwiki - Gallery: Hoepla) [CC BY-SA 3.0 nl], via Wikimedia Commons
27.Nov.1942

Nasce o lendário guitarrista Jimi Hendrix

O lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Sua carreira começou a deslanchar por volta de 1966, quando já tinha a própria banda, Jimmy James and the Blue Flames. Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. Não demorou muito, suas primeiras apresentações em Londres foram um sucesso. Em seguida, obteve mais fama com "Purple Haze", "The Wind Cries Mary" e "Hey Joe", músicas que, na época, chegaram aos top 10. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Are You Experienced", que fez um enorme sucesso. Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix voltou a incendiar e quebrar sua guitarra. Depois, em dezembro de 1967, lançou o álbum “Axis: Bold as Love”, que seguiu o estilo de “Are You Experienced”. Nesta época, Hendrix também vivia atritos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool. Essa combinação explosiva resultou em sua prisão no começo de 1968, em Estocolmo, ao destruir um quarto de hotel por conta de um ataque de fúria pela embriaguez. Pouco tempo depois, veio o terceiro álbum, o duplo Electric Ladyland (1968), com a clássica versão da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower". Nesta época, Hendrix decidiu retornar aos EUA e criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, batizado de "Electric Lady". Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969. Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer). Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, gera controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.

 


Imagem: By Original photographer unknown [Public domain], via Wikimedia Commons

18.Sep.1970

Morre o lendário guitarrista Jimi Hendrix

No dia 18 de setembro de 1970 morria o lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix. Ele morreu aos 27 anos, em um hotel em Londres. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Contudo, sua morte é alvo de controvérsias até hoje. Nascido no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, (EUA), Hendrix é considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Sua carreira começou a deslanchar por volta de 1966, quando já tinha a própria banda, Jimmy James and the Blue Flames. Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals que o levou à Inglaterra, onde Jimmy assinou contrato de produção e agenciamento e também formou uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. Não demorou muito, suas primeiras apresentações em Londres foram um sucesso. Em seguida, obteve mais fama com "Purple Haze", "The Wind Cries Mary" e "Hey Joe", músicas que, na época, chegaram aos top 10. Em 1967, o grupo lançou seu primeiro álbum, "Are You Experienced", que fez um enorme sucesso. Ao mesmo tempo, as apresentações de Hendrix se tornaram ainda mais explosivas. Em março deste ano, ele foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix voltou a incendiar e quebrar sua guitarra. Depois, em dezembro de 1967, lançou o álbum “Axis: Bold as Love”, que seguiu o estilo de “Are You Experienced”. Nesta época, Hendrix também vivia atritos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool. Essa combinação explosiva resultou em sua prisão no começo de 1968, em Estocolmo, ao destruir um quarto de hotel por conta de um ataque de fúria pela embriaguez. Pouco tempo depois, veio o terceiro álbum, o duplo Electric Ladyland (1968), com a clássica versão da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower". Nesta época, Hendrix decidiu retornar aos EUA e criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, batizado de "Electric Lady". Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969. Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

 

"Eu queria fazer com a minha guitarra o que Little Richard consegue fazer com sua voz."

"Tecnicamente, não sou um guitarrista. Tudo que toco é verdade e emoção."

"Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz".

"Se eu pareço livre é porque estou sempre fugindo."

Jimi Hendrix

 


 

Música: Hey Joe

Composição:  Billy Roberts

Álbum: Are you Experienced?

 

Hey Joe, where you goin' with that gun in your hand?

Hey Joe, I said where you goin' with that gun in your hand?

Alright. I'm goin down to shoot my old lady,

you know I caught her messin' 'round with another man.

Yeah,! I'm goin' down to shoot my old lady,

you know I caught her messin' 'round with another man.

Huh! And that ain't too cool.

 

Uh, hey Joe, I heard you shot your woman down,

you shot her down.

Uh, hey Joe, I heard you shot you old lady down,

you shot her down to the ground. Yeah!

 

Yes, I did, I shot her,

you know I caught her messin' 'round,

messin' 'round town.

Uh, yes I did, I shot her

you know I caught my old lady messin' 'round town.

And I gave her the gun and I shot her!

 

Alright

(Ah! Hey Joe)

Shoot her one more time again, baby!

(Oo)

Yeah.

(Hey Joe!)

Ah, dig it!

(Hey)

Ah! Ah!

(Joe where you gonna go?)

Oh, alright.

 

Hey Joe, said now,

(Hey)

uh, where you gonna run to now, where you gonna run to?

Yeah.

(where you gonna go?)

Hey Joe, I said,

(Hey)

where you goin' to run

to now, where you, where you gonna go?

(Joe!)

Well, dig it!

I'm goin' way down south, way down south,

(Hey)

way down south to Mexico way! Alright!

(Joe)

I'm goin' way down south,

(Hey, Joe)

way down where I can be free!

(where you gonna...)

Ain't no one gonna find me babe!

(...go?)

Ain't no hangman gonna,

(Hey, Joe)

he ain't gonna put a rope around me!

(Joe where you gonna..)

You better believe it right now!

(...go?)

I gotta go now!

Hey, hey, hey Joe,

(Hey Joe)

you better run on down!

(where you gonna...)

Goodbye everybody. Ow!

(...go?)

Hey, hey Joe, what'd I say,

(Hey.......................Joe)

run on down.

(where you gonna go?)

 


Imagem: Sculptor: Arkadiusz LatosPhotographer: Paweł Cieśla Staszek_Szybki_Jest (Own work) [GFDL or CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons