Todos os horários
01.Mar.1969

Jim Morrison causa confusão em um show do The Doors em Miami

Em 1º de março de 1969, durante um show do The Doors no Dinner Key Auditorium, Jim Morrison protagonizou o que ficou conhecido como o “Incidente de Miami”. Os eventos polêmicos daquela noite levaram à prisão do líder do grupo, quatro dias depois, por comportamento lascivo e atentado ao pudor.

Segundo boatos e teorias acerca do que aconteceu nesse dia, Morrison subiu ao palco bêbado e começou a tirar a roupa e a gritar, causando um grande alvoroço nos milhares de espectadores. O cantor foi sentenciado a seis meses de prisão com trabalhos forçados e a pagar uma multa de 500 dólares, mas faleceu antes de cumprir a pena.

 

O HISTORY está no Spotify! Siga a lista do Hoje Na História e o perfil do History para acompanhar as músicas que fizeram HISTÓRIA!

 


Fonte: Elektra Records / Wikimedia Commons

 

Jim Morrison

James "Jim" Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, foi um músico e poeta que ganhou fama à frente da banda The Doors. Morrison era conhecido por suas composições, poesias improvisadas, além da uma performance e personalidade selvagens. É considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismáticos e pioneiros da história do rock. Ele ficou entre os "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos " de acordo com classificação da revista Rolling Stone.

Jim Morrison nasceu no dia 8 de dezembro de 1943, em Melbourne, na Flórida, nos EUA, e morreu no dia 3 de julho de 1971, em Paris, na França, aos 27 anos. Era filho do almirante George Stephen Morrison e de sua esposa Clara Clark Morrison, ambos funcionários da marinha americana e conservadores e rigorosos.

Quando tinha 15 anos, se mudou com a família para Washington, onde terminou o ensino médio. Nesta época, estava lendo Friedrich Nietzsche, Arthur Rimbaud, Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti, Charles Baudelaire, Molière, Franz Kafka, Honoré de Balzac e Jean Cocteau. Mais tarde, cursou cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

 

Formação do The Doors

A única obscenidade que conheço é a violência Jim Morrison

Depois de formado, em 1965, Jim Morrison encontrou um antigo colega, Ray Manzarek, ao qual mostrou algumas poesias. A partir dali, decidiram montar uma banda chamada The Doors - nome inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley. Também se juntaram à banda  Robby Krieger e John Densmore, que eram conhecidos de Ray.

Ao todo, a banda lançou nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison. Além destes, o grupo possui inúmeros singles, compilações e apresentações ao vivo. A banda chegou ao fim em 1973, mas, durante o seu tempo de atividade, foi responsável por canções que se tornaram clássicos, como “People are Strange”, “Love Me Two Times” e “Light My Fire” entre muitas outras.

 

Morte aos 27 anos

Alguns nascem para o suave deleite; outros, para os confins da noite Jim Morrison

A carreira de sucesso de Morrison foi interrompida precocemente aos 27 anos. No dia 3 de julho de 1971, o músico foi encontrado morto em Paris, na França. Ele teria morrido vítima, supostamente, de uma overdose de drogas ou alguma combinação com álcool. A causa exata de sua morte segue como assunto controverso até os dias de hoje.

08.Dic.1943

Nasce Jim Morrison, um dos ícones do rock de todos os tempos

No dia 8 de dezembro de 1943 nascia em Melbourne, na Flórida, nos EUA, um dos grandes ícones do rock de todos os tempos, James "Jim" Douglas Morrison, vocalista da banda The Doors. Morrison era conhecido por suas composições, poesias improvisadas, além da uma performance e personalidade selvagens. É considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismáticos e pioneiros da história do rock. Ele ficou entre os "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos " de acordo com classificação da revista Rolling Stone.

Contudo, sua carreira de sucesso foi interrompida precocemente aos 27 anos. No dia 3 de julho de 1971, o músico foi encontrado morto em Paris, na França. Ele teria morrido vítima, supostamente, de uma overdose de drogas ou alguma combinação com álcool. A causa exata de sua morte segue como assunto controverso até os dias de hoje.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Jim Morrison

 


Imagem: via Wikimedia Commons

03.Jul.1971

Poeta e músico Jim Morrison sai de cena

Um dos ícones do rock de todos os tempos morria em um dia como este, no ano de 1971, em Paris, na França. Era o adeus do músico norte-americano James "Jim" Douglas Morrison, vocalista da banda The Doors, que morreu aos 27 anos, supostamente vítima de uma overdose de drogas ou alguma combinação com álcool, mas como não foi realizada autópsia, a causa exata de sua morte ainda é contestada. Nascido em Melbourne, na Flórida, em 8 de dezembro de 1943, Morrison era conhecido por suas composições, poesias improvisadas, além da uma performance e personalidade selvagens. É considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismático e pioneiro do rock da história da música. Ele ficou entre os "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos " de acordo com classificação da revista Rolling Stone.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Jim Morrison

 

 

Imagem: Electra Records (Billboard page 17) [Public domain], via Wikimedia Commons