Todos os horários
23.Jul.1988

O Guns N’ Roses tem seu estouro com “Sweet Child O’ Mine”

Nos anos 80, Los Angeles era uma Meca para os chamados grupos de “glam-rock” e para o estilo de vida “sexo, drogas e rock ‘n’ roll”, ao qual essas bandas eram associadas. Em qualquer noite, em clubes como o Troubadour e o Whisky a Go Go, você podia não só ouvir grupos como Hanoi Rocks e Mötley Crue, ou, depois, Winger e Warrant, mas também testemunhar a expressão desse estilo de vida, um dos mais decadentes já vistos no mundo da música. A ascensão de bandas grunge, como Nirvana, e do rock alternativo colocou definitivamente um fim a essa cena no início dos anos 90, mas, antes, ela teve um grande estouro: o Guns N’ Roses, a banda que teve seu primeiro hit em 23 de julho de 1988, quando seu primeiro single de sucesso, “Sweet Child O’ Mine” entrou para o Top 40 da Billboard.

 

Para os caras de grupos de pop-metal, como o Poison, o Guns N’ Roses pode ter parecido, à primeira vista, apenas outros colegas de cabelos longos, mas Axl Rose e os membros restantes da formação clássica do GN’R – Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler – estavam interessados em um rock ‘n’ roll muito mais cru, raivoso e direto do que o que as bandas de pop-metal estavam tocando. Formado originalmente das cinzas de outros dois conjuntos – L.A. Guns e Hollywood Rose –, o Guns N’ Roses tocava um estilo que devia muito mais ao hard rock puro dos anos 70 que ao heavy metal pomposo dos anos 80. Contratados pela Geffen em 1986, o GN’R lançou seu primeiro álbum, “Appetite for Destruction”, no verão seguinte e com seu single de estreia “Welcome to the Jungle”. “Appetite for Destruction” viria a ser 15 vezes Disco de Platina, e “Welcome to the Jungle” se tornaria um sucesso Top 10 imensamente popular. Mas tanto o álbum quanto o primeiro single não foram hits imediatos. Foi necessário quase um ano de turnê e o lançamento de um segundo single, “Sweet Child O’ Mine”, para garantir ao Guns N’ Roses um lugar na história da música.

 

Construída a partir de um riff de abertura que Slash, o guitarrista do GN’R, considerou uma ideia boba, “Sweet Child O’ Mine” acabou virando não apenas um hit #1 em 23 de julho de 1988, mas também um verdadeiro clássico do rock. Incluída nas listas de “melhores músicas” da Rolling Stones, Blender, RIAA, BBC e outros meios e revistas, “Sweet Child O’ Mine” alçou o Guns N’ Roses ao estrelato e fez com que baladas poderosas, como “Every Rose Has its Thorn”, do Poison, parecessem anêmicas em comparação.

 


Imagem: Delusion23 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

 

21.Jul.1987

Guns N' Roses lança álbum de estreia Appetite for Destruction

Um dos grupos mais famosos do hard rock nas últimas décadas, o Guns N' Roses, lançava no dia 21 de julho de 1987 o seu álbum de estreia, Appetite for Destruction, pela Geffen Records. O trabalho foi bem recebido pelo público e pela crítica, chegando ao topo das parada Billboard 200. Mais de 20 anos depois, em setembro de 2008, o álbum recebido 18 vezes o disco de platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravadoras dos EUA), tornando o disco o mais vendido da Geffen e o álbum de estreia norte-americano de maior sucesso de vendas.

A capa do álbum é uma cruz, com crânios dos cinco membros da banda (projetado por Billy White Jr., originalmente como uma tatuagem), cada uma representando um membro da banda: Izzy Stradlin (guitarra), parte superior; Steven Adler (bateria), esquerda; Axl Rose (vocal), centro; Duff McKagan (baixo), direito; e Slash (guitarra), inferior. A capa original deveria ser uma pintura de Robert Williams, em que havia um estuprador robótico prestes a ser punido por um vingador de metal. A capa foi trocada para a versão da cruz depois que varejistas de música se recusaram a estocar o álbum. Porém, em alguns países, entre eles o Brasil, o trabalho original foi mantido.

Após este álbum, o Guns conquistou sucesso e fama mundial de verdadeiros rock stars com trabalhos como Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, além de performances avassaladoras de Axl Rose. Conflitos e desentendimentos fizeram com que membros abandonassem o grupo, restando apenas Axl, que ficou conhecido por seu temperamento difícil.

 


Imagem: Delusion23 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

06.Feb.1962

Nasce o músico Axl Rose, da banda Guns N' Roses

Um dos músicos mais famosos da cena do rock, William Axl Rose nascia em um dia como este, em 1962, em Lafayette, Indiana (EUA). Cantor, compositor e pianista ele é o único membro original remanescente da banda Guns N' Roses, que conquistou enorme sucesso e reconhecimento no final dos anos 1980 e início dos anos 90, especialmente com os álbuns Appetite for Destruction, Use Your Illusion I e Use Your Illusion II. Vocalista com performances avassaladoras, Axl Rose também possui um temperamento difícil. Conflitos e desentendimentos fizeram com que membros abandonassem o grupo, restando apenas Axl.
 
O músico desapareceu por vários anos dos olhares do público, retornando apenas em 2001, com uma nova formação do Guns N' Roses no Rock in Rio III, e, em seguida, com sua Chinese Democracy World Tour, antes de lançar o disco Chinese Democracy, em 2008. Rose já foi considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos por vários veículos especializados em música.
 
 
Imagem: Edvill [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons