Todos os horários

Conheça as diferentes datas de comemoração de Ano Novo ao redor do mundo

Na maior parte do mundo o Ano Novo é celebrado no dia 1º de janeiro, de acordo com o calendário gregoriano.

Diferentes povos ao redor do planeta celebram o início de cada ano de acordo com suas próprias culturas. Selecionamos alguns de exemplos de comemorações ao redor da Terra:

Ano Novo chinês

A data que marca o novo ciclo muda todos os anos na China. A comemoração cai entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro, dependendo de quando ocorre a lua nova do primeiro mês lunar. Esse calendário lunar é corrigido pelo solar a cada três anos. Os chineses celebram a virada durante 15 dias em uma festividade anual conhecida como “Festival da Primavera”.  O período é marcado por fogos de artifício, comidas típicas, decoração vermelha e danças do dragão nas ruas. Além da China continental, a data é comemorada em Hong Kong (foto de abertura), Macau, Taiwan, Singapura (foto abaixo), entre outras localidades. 

Ano Novo Chinês Singapura

 

Ano Novo judaico

O Ano Novo judaico é chamado de Rosh Hashanah. É celebrado nos dois primeiros dias do sétimo mês do calendário hebraico (a data cai entre setembro e outubro). Para os judeus, esse é um tempo de introspecção e de avaliação dos erros cometidos no ano interior e planos para melhorar o comportamento no ano que começa. A festividade é marcada pelo consumo de maçãs mergulhadas em mel como um símbolo de doçura para o novo ano. 

Ano Novo Judaico - Rosh Hashanah

 

Ano Novo islâmico

É também é conhecido como Ano Novo Hijri. A data é comemorada no primeiro dia do Muharram (o primeiro mês do calendário islâmico). Como o ano lunar islâmico é onze ou doze dias mais curto que o calendário solar gregoriano, o Ano-Novo cai em datas diferentes a cada ano, geralmente entre setembro e dezembro. O dia é marcado por autorreflexão, orações especiais e jejum. 

Ano Novo Islâmico - Malásia


Ano Novo tailandês

Também chamada de Songkran, a data é celebrada entre 13 e 15 de abril. Os tailandeses costumam comemorar seu Ano Novo molhando uns aos outros com pistolas d’água e mangueiras. A água simboliza a esperança de que o ano novo traga boas chuvas. Todas as estátuas do Buda também são lavadas para trazer boa sorte e prosperidade. 

Ano Novo etíope

A data também é conhecida como Enkutatash, que significa “presente de joias”. Conforme o calendário etíope, ela é celebrada em 11 de setembro (ou 12, em anos bissextos). As comemorações incluem música e dança. Algumas cidades promovem celebrações religiosas extraordinárias, apesar de não ser um feriado exclusivamente religioso.

Ano Novo cambojano

No Camboja, o Ano Novo é chamado de Chaul Chnam Thmey, celebrado em 13 ou 14 de abril. Segundo tradições budistas, a data coincide com o movimento do sol do signo de Peixes ao de Áries. Durante três dias de festividades, os cambojanos promovem desfiles nas ruas, frequentam templos e participam de jogos tradicionais. A celebração é tranquila, sem fotos de artifício e barulho.

 

Ano Novo indiano

Na Índia, as diversas culturas regionais comemoram o Ano Novo em diferentes períodos do ano. No estado de Karnataka, a celebração é batizada de Ugadi, comemorada entre março e abril. O festival é marcado por boa comida e pela aquisição de novas roupas. Em locais como Madia Pradexe e Rajastão comemora-se o Holi, também chamado de “dia das cores”. Ao todo, mais de 15 datas diferentes marcam o Ano Novo dos indianos

Ano Novo Índia Holi

 


Fontes: Patch, Mega Curioso, Wikipedia

Imagens: China (e X p o s e/Shutterstock.com), Ano Novo Chinês em Singapura (C1815./Wikimedia Commons), Ano Novo judaico (Julia Sudnitskaya/Shutterstock.com), Ano Novo islâmico na Malásia (Boule/Shutterstock.com)  Índia (AJP/Shutterstock.com)