Todos os horários

HUMANIDADE: A HISTÓRIA DO DINHEIRO

Confira a história do dinheiro pelo mundo. Como surgiu, evoluiu e se consolidou.

A HISTÓRIA DOS BANCOS

Saiba mais sobre a indústria bancaria

31.Mar.1879

Bolívar estabelecido como moeda na Venezuela

O Bolívar é a moeda de curso legal na Venezuela. O Bolívar corresponde a dois sinais monetários venezuelanos diferentes. O primeiro identificado com o código ISO VEB, vigente até 31 de dezembro de 2007. O segundo entrou em vigor em 1 de janeiro de 2008 com o código ISO VEF ou Bolívar Forte. De acordo com o Banco Central da Venezuela, ambos os símbolos hão de circular conjuntamente durante 2008 e quando a entidade bancária central determinar, a unidade monetária será denominada exclusivamente como Bolívar. Em primeira instância, foi estabelecido em 31 de março de 1879 como unidade monetária pelo Presidente da República, Antonio Guzmán Blanco, usando o nome em homenagem a Simón Bolívar, herói da independência latino-americana.

 

Imagem: Shutterstock.com

02.Jul.1940

Salário mínimo passa a vigorar no Brasil

O salário mínimo no Brasil passava a vigorar no país em dia como este, no ano de 1940. Getúlio Vargas foi o responsável pela instituição do salário mínimo no Brasil, regulamentada pela lei nº 185 de janeiro de 1936 e pelo decreto-lei nº 399 de abril de 1938. O Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou seus valores, que passaram a vigorar em julho. Valores distintos eram aplicados a cada região e sub-região do Brasil, totalizando 14 salários mínimos diferentes na época.

 


imagem: Shutterstock.com

QUE PENA!

As estrelas do penhor encontram um homem que tem a esperança de vender uma moeda misteriosa dos anos de 1800, a qual acredita-se que seja do funeral de George Washington. Estaria esta peça realmente vinculada a um dos presidentes mais venerados dos Estados Unidos? Depois, os rapazes verão uma máquina moedora de milho das primeiras décadas de 1900. E mais tarde, Rick tem a oportunidade de comprar uma roda de jogos antigos usada clandestinamente.

O ÁS DO FLIPERAMA

As estrelas do penhor têm a oportunidade de comprar uma máquina de pinball clássica de 1973 que precisa de alguns reparos. Corey e Chum conhecem um cara interessado em vender seu transportador pessoal - mais conhecido como Segway. E depois, uma mulher espera vender uma moeda de ouro Saint-Gaudens de 1924, a moeda mais bonita já produzida

NEGÓCIO EXPLOSIVO

Quando você receber um centavo de troco, não o despreze, pode ser uma exemplar raro de 1776, como o que nossos conhecedores de símbolos históricos emblemáticos examinarão neste episódio. A morte também cairá em suas mãos, na forma de uma granada, fabricada por um programa de espionagem americano na Segunda Guerra Mundial. E para finalizar, eles também estarão diante de uma máquina de imagens animadas, imprópria para puritanos.

LICENÇA PARA PENHORAR

Nossos protagonistas tentam comprar um selo do correio de 1862 – período da Guerra Civil – em forma de moeda. Um homem entra na loja com um roteiro do elenco original do clássico de 1964 de James Bond: '007 contra Goldfinger'.

NOTAS ANTIGAS

Neste episódio veremos algumas notas de dólar do século 19, um canhão barulhento, e um suvenir dado aos marinheiros americanos que afundaram o submarino mais ameaçador da Segunda Guerra Mundial, o U-68. Rick vai chegar a um bom acordo por estes objetos com os vendedores?

DESAFIANDO O CHUM

Os rapazes recebem na loja uma coleção de notas da República do Texas, de quando ainda era um estado independente. Rick vai fazer um bom negócio ou não valerá um centavo? Em seguida, os rapazes decidem fazer uma competição de tiro com rifles entre o 'velho e o novo'. Rick será capaz de manter seu velho Winchester e ganhar esta competição ou será superado pelas novas armas de alta potência? Depois, Rick e o Avô recebem um par de pratos impressos com o cartaz do filme 'O Proscrito', bastante polêmico para o ano de 1943.