Todos os horários
30.May.1911

É realizada a primeira prova de 500 Milhas de Indianápolis

Em 30 de maio de 1911, Ray Harroun dirige seu monoposto Marmon Wasp para a vitória na prova inaugural de 500 Milhas de Indianápolis, atualmente uma das competições automobilísticas mais famosas do mundo.

O vendedor de carros de Indiana Carl Fisher propôs, em 1906, a construção de uma pista de testes para carros, com o objetivo de solucionar a impossibilidade dos fabricantes de automóveis de testar as velocidades máximas potenciais de seus veículos, dado o estado precário das via publicas. O resultado foi o Indianapolis Motor Speedway, construído sobre 132 hectares de terras agrícolas a 8 km noroeste do centro de Indianápolis. A ideia era fazer corridas ocasionais na pista, que fomentariam a competição entre os fabricantes, mostrando os potenciais de cada carro e atraindo o público para checar os novos modelos. Em 1911, Fisher e seus parceiros decidiram focar em uma única longa corrida por ano, ao contrário dos inúmeros eventos curtos, a fim de atrair mais publicidade. O prêmio para a corrida extenuante de 500 milhas seria o maior em uma competição automobilística.

Em 30 de maio de 1911, 40 carros se enfileiraram na linha da largada para a primeira Indy 500. Um acidente com muitos veículos ocorreu na décima terceira volta, e o caos que se seguiu suspendeu temporariamente a pontuação, trazendo controvérsia para o resultado final, quando o vice-campeão Ralph Mulford reclamou o posto de vencedor. Foi Ray Harroun, no entanto, quem levou para casa o prêmio de U$14.250, marcando uma velocidade média de 120 km/h e um tempo total de 6 horas e 42 minutos. O Wasp foi o primeiro carro com um espelho retrovisor, o qual Harroun havia instalado de modo a compensar o fato de não ter um mecânico sentado ao seu lado para lhe avisar sobre os outros carros que estavam passando.

Embora impressionante para a época, a velocidade de Harroun em 1911 o teria feito terminar a Indy 500 de 1922 em décimo. Praticamente uma década depois, todos os carros que participaram da corrida eram menores, mais leves, mais eficientes e muito mais caros que carros de consumo. Os melhores carros eram equipados com freios hidráulicos de quatro trações e motores em linha V.8, com 3.0 litros e feitos de alumínio. Em meados dos anos 20, a Indy 500 se tornou o que é hoje – um evento de alto custo para os carros mais caros do mundo.

 


Imagem: Bain News Service [Domínio público], via Wikimedia Commons

12.May.1940

Inaugurado o Autódromo de Interlagos

No dia 12 de maio de 1940, era inaugurado o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O local ganhou este apelido pois está construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings. Considerado um dos autódromos com um dos melhores traçados do mundo, o local foi inaugurado pelo interventor Ademar de Barros e, desde 1972, sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (com exceção dos anos de 1981 a 1989, quando a prova foi disputada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro). Em 1973, o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, da Lotus, venceu a primeira prova disputada no local que foi válida pelo circuito mundial de pilotos e equipes.

No meio dos anos 80, o autódromo foi renomeado em homenagem ao piloto de F-1 José Carlos Pace, morto em 1977. Junto à construção está o Kartódromo Municipal Ayrton Senna. Atualmente, Interlagos é um dos poucos circuitos fora dos EUA a ter sentido anti-horário.

Fora eventos de corrida, o local também recebe desfiles das escolas de samba e festivais de música. O autódromo passou por uma reforma em 2007, quando ficou fechado por quatro meses para a troca do asfalto, construção de mais uma arquibancada e uma mudança da entrada dos boxes.

 


Imagem: Morio [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

TRAILERS

Os trailers costumam ser espaçosos e confortáveis, mas são difíceis de dirigir. Por isso, Adam, Tanner e Rutledge desenham seu próprio veículo recreativo para que, além de confortável, seja divertido para uma grande viagem pelo Sul dos Estados Unidos. Ao longo do caminho, eles competem em uma série de desafios loucos, que culminam na famosa pista 'Charlotte Motor Speedway'.

SHOW DO ADAM

Adam toma o controle deste episódio e faz o que bem entende. Primeiro ensina a Tanner e Rut como jogar futebol americano com seu carro. Depois, expõe sua ideia de como deveria ser um carro projetado para protegê-lo contra a pior coisa que poderia cruzar o seu caminho, ou seja, os outros motoristas. Finalmente, o encontraremos atrás das rodas de um lendário Ford GT40 que deu uma volta na competição de Le Mans vencendo a Ferrari, e deixando Rutledge surpreso atrás do volante.

OS PRIMEIROS CARROS

Tanner, Rutledge e Adam lutam para saber quem consegue o melhor 'primeiro carro'. Tanner e Adam vão competir utilizando o carro de seus sonhos: um Corvette ZR1 e uma Ferrari 45. Rick e Chumlee, de Trato Feito, também vão testar sua habilidade ao volante na pista de corridas.

DUELO SOBRE DUAS RODAS

Rick pisa fundo quando o piloto da NASCAR Greg Biffle lhe pede para restaurar sua motocicleta Montesa de 1970. E mais tarde, a loja continua acelerando ao restaurar um carro de pedal para crianças, modelo Kidillac, de 1950.

CORRIDA DA MORTE

A equipe novata formada por Tim e Tino se sente mais confiante do que nunca, procurando demonstrar que pode dirigir como veterana ao desafiar Hugh Rowland em uma corrida mortal. Mas Hugh não está disposto a entregar o título de 'O Homem Mais Rápido' e se vê forçado a recuperar o tempo perdido em uma das piores estradas do mundo. Lisa Kelly e seu novo parceiro G.W. Boles também vão ter que fazer todo o possível para entregar sua carga a tempo no mercado.

DESAFIO NASCAR

Mike e Frank pisam no acelerador com um cliente novo e impressionante: o Hall da Fama da NASCAR na Carolina do Norte. Os encarregados pediram que eles encontrassem relíquias relacionadas ao mundo do automobilismo e às corridas de automóveis. Sua primeira parada é a loja de automóveis de Tom Tiger. A coleção do corredor veterano remonta a mais de meio século, e inclui artigos inestimáveis

OS GAROTOS DE IPANEMA

Dennis e Rob planejam ir até a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, Brasil. A partir daí, começam uma corrida ao Rio usando tratores, estrada de ferro e até avestruzes para chegar ao Pão de Açúcar. O perdedor desta corrida deve ser submetido a uma 'depilação' para ir às praias brasileiras.

06.Jun.1941

Morre Louis Chevrolet

Louis Chevrolet foi um corredor de automóveis, nascido em 25 de Dezembro em 1878 na Chaux de Fonds (Cal de Fundos), Suiça. Em 1911 Louis Joseph Chevrolet criou o primeiro automóvel que levou seu nome. No entanto, por ter pouco capital para fabricá-lo, associou-se com um aventureiro milionário chamado William Crapo Durant. Esta combinação, ainda que parecesse perfeita (Chevrolet o homem técnico-mecânico e Durant o empresário), baseou-se numa relação desonesta, que terminou num vergonhoso caso de roubo por parte de Durant. Ironicamente, Chevrolet, a marca que mais automóveis vendeu no mundo durante quase um século, leva o nome de seu criador mas que nunca foi seu proprietário, já que tendo possuído só algumas poucas ações, teve que vendê-las para viver, morrendo ignorado e em total pobreza em 6 de Junho de 1941.

 


Imagem: [Domínio público], Wikimedia Commons