Todos os horários
12.May.1940

Inaugurado o Autódromo de Interlagos

No dia 12 de maio de 1940, era inaugurado o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O local ganhou este apelido pois está construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings. Considerado um dos autódromos com um dos melhores traçados do mundo, o local foi inaugurado pelo interventor Ademar de Barros e, desde 1972, sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (com exceção dos anos de 1981 a 1989, quando a prova foi disputada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro). Em 1973, o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, da Lotus, venceu a primeira prova disputada no local que foi válida pelo circuito mundial de pilotos e equipes.

No meio dos anos 80, o autódromo foi renomeado em homenagem ao piloto de F-1 José Carlos Pace, morto em 1977. Junto à construção está o Kartódromo Municipal Ayrton Senna. Atualmente, Interlagos é um dos poucos circuitos fora dos EUA a ter sentido anti-horário.

Fora eventos de corrida, o local também recebe desfiles das escolas de samba e festivais de música. O autódromo passou por uma reforma em 2007, quando ficou fechado por quatro meses para a troca do asfalto, construção de mais uma arquibancada e uma mudança da entrada dos boxes.

 


Imagem: Morio [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons