Todos os horários
JIM MORRISON

Jim Morrison

James "Jim" Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison, foi um músico e poeta que ganhou fama à frente da banda The Doors. Morrison era conhecido por suas composições, poesias improvisadas, além da uma performance e personalidade selvagens. É considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismáticos e pioneiros da história do rock. Ele ficou entre os "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos " de acordo com classificação da revista Rolling Stone.

Jim Morrison nasceu no dia 8 de dezembro de 1943, em Melbourne, na Flórida, nos EUA, e morreu no dia 3 de julho de 1971, em Paris, na França, aos 27 anos. Era filho do almirante George Stephen Morrison e de sua esposa Clara Clark Morrison, ambos funcionários da marinha americana e conservadores e rigorosos.

Quando tinha 15 anos, se mudou com a família para Washington, onde terminou o ensino médio. Nesta época, estava lendo Friedrich Nietzsche, Arthur Rimbaud, Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti, Charles Baudelaire, Molière, Franz Kafka, Honoré de Balzac e Jean Cocteau. Mais tarde, cursou cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

 

Formação do The Doors

A única obscenidade que conheço é a violência Jim Morrison

Depois de formado, em 1965, Jim Morrison encontrou um antigo colega, Ray Manzarek, ao qual mostrou algumas poesias. A partir dali, decidiram montar uma banda chamada The Doors - nome inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley. Também se juntaram à banda  Robby Krieger e John Densmore, que eram conhecidos de Ray.

Ao todo, a banda lançou nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison. Além destes, o grupo possui inúmeros singles, compilações e apresentações ao vivo. A banda chegou ao fim em 1973, mas, durante o seu tempo de atividade, foi responsável por canções que se tornaram clássicos, como “People are Strange”, “Love Me Two Times” e “Light My Fire” entre muitas outras.

 

Morte aos 27 anos

Alguns nascem para o suave deleite; outros, para os confins da noite Jim Morrison

A carreira de sucesso de Morrison foi interrompida precocemente aos 27 anos. No dia 3 de julho de 1971, o músico foi encontrado morto em Paris, na França. Ele teria morrido vítima, supostamente, de uma overdose de drogas ou alguma combinação com álcool. A causa exata de sua morte segue como assunto controverso até os dias de hoje.