Todos os horários
Henry Ford

Henry Ford

Nascido em 30 de julho de 1863, perto de Dearborn, Michigan, Henry ford criou o Ford T em 1908 e o modo de produção de linha de montagem que revolucionou a indústria. Como resultado, Ford vendeu milhões de carros e se tornou um empresário conhecido mundialmente. A companhia perdeu sua liderança de mercado, mas teve um grande impacto em outros desenvolvimentos tecnológicos e de infraestrutura.

 

 

Primeiros anos

 

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.

 

O famoso industrial do ramo automobilístico Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, na fazenda de sua família, em Wayne County, nas proximidades de Dearborn, Michigan. Quando Ford tinha 13 anos de idade, seu pai lhe presenteou com um relógio de bolso, que o menino prontamente desmontou e remontou. Os vizinhos ficaram impressionados e começaram a pedir que ele consertasse seus relógios.

Insatisfeito com o trabalho na fazenda, Ford saiu de casa aos 16 anos, para estudar mecânica em Detroit. Nos anos seguintes, ele aprendeu a operar e consertar motores a vapor e também estudou escrituração.


 

Início de tudo

 

A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje.

 

Em 1888, Ford se casou com Ala Bryant e voltou brevemente a ser fazendeiro, para sustentar sua mulher e seu filho Edsel. Mas três anos depois, foi contratado como engenheiro na companhia Edison Illuminating. Em 1893, seus talentos naturais o fizeram ser promovido a engenheiro chefe.

Ford sempre trabalhou em um plano para desenvolver uma carruagem sem cavalos e, em 1896, ele construiu seu primeiro modelo, o Quadriciclo Ford. No mesmo ano, participou de um encontro com os executivos da Edison e se viu apresentando seus planos automobilísticos para Thomas Edison. O gênio da luz incentivou Ford a construir um segundo e melhor modelo.

 

 

A Companhia Ford Motor

 

Ninguém pode construir uma reputação com base no que ainda vai fazer.

 

Após algumas tentativas de construir carros e empresas, em 1903, Ford inaugurou a Ford Motor Company. Ele lançou o Modelo T em outubro de 1908, e por muitos anos, a empresa registrou ganhos de 100%. No entanto, Ford ficou mais famoso pela sua visão revolucionária: a manufatura de um automóvel de baixo custo, realizada por trabalhadores habilidosos, que ganhavam salários estáveis.

Em 1914, ele patrocinou o desenvolvimento do modo de produção de linha de montagem em massa. Simultaneamente, introduziu o salário de 5 dólares por dia de trabalho (aproximadamente 110 dólares nos dias atuais) como uma forma de manter os melhores trabalhadores na empresa. O Ford T era fácil de dirigir, barato para consertar e constituía metade dos carros da América.

 

 

Filosofia, Filantropia e Antissemitismo

O cliente por ter um carro pintado com a cor que desejar, contanto que seja preto.

De uma perspectiva social, Henry Ford foi marcado por pontos de vista contraditórios. Nos negócios, oferecia divisão de lucros para empregados selecionados, que ficavam na empresa por seis meses e, mais importante, que conduziam suas vidas de forma respeitosa.

O “Departamento Social” da empresa checava o consumo de álcool, jogatinas e outros hábitos dos funcionários para determinar sua participação nos lucros. Ford foi também um pacifista opositor da Primeira Guerra Mundial, inclusive financiando um navio de paz para a Europa. Em 1936, ele e sua família fundaram a Fundação Ford para subsidiar pesquisas em educação e desenvolvimento. Mas apesar de toda essa filantropia, Ford foi também antissemita, fundando inclusive um jornal, The Dearborn, para disseminar esse ponto de vista.

Henry Ford morreu de uma hemorragia cerebral em 7 de abril de 1947, aos 83 anos, perto de Deadborn, em Fair Lane. Ford, considerado um dos homens de negócios mais influentes da história, hoje é creditado por ter ajudado a construir a economia americana durante seus anos vulneráveis.

 


 

Imagem: Hartsook [Domínio Público], via Wikimedia Commons