Todos os horários
VERÃO DA LATA

Fernanda Abreu

Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, mais conhecida como Fernanda Abreu, ou Fernandinha Abreu, é uma cantora e compositora de música pop, com influências do samba, hip-hop, funk e eletrônico. Nascida em 8 de setembro de 1961, no Rio de Janeiro, ela conquistou fama nacional como cantora com o sucesso “Rio 40 Graus”, uma composição sua em parceria com Fausto Fawcett e Laufer, que ao mesmo tempo exalta e critica a sua cidade natal. Antes da carreira solo, ela era conhecida como vocal da banda Blitz, com Evandro Mesquita, nos anos 80.

Entre seus trabalhos de sucesso, está o disco Da Lata, lançado em 1996. Cheio de balanços do funk, rap, hip-hop, Fernandinha caiu no gosto das pistas e foi hit de verão com músicas como “Veneno da Lata" (com Will Mowat), "Garota Sangue Bom" (com F. Fawcett) e "Brasil É o País do Suíngue" (com F. Fawcett/ Laufer/ Hermano Vianna).

Seu terceiro álbum solo recebeu este nome por conta da expressão “da lata”, que surgiu a partir de 1987, quando tripulantes de um navio estrangeiro despejaram no litoral do Rio de Janeiro 22 toneladas de maconha dentro de latas, temendo uma ação da polícia. As latas, hermeticamente fechadas, foram coletadas por pessoas nas praias da costa brasileira, e, de acordo com os testemunhos, a maconha era de excelente qualidade. O fato deu origem à gíria carioca “da lata”, ou seja, algo que é bom. Ao mesmo tempo, a lata é um material barato, que serve de contraponto para Fernanda diante da pobreza do Brasil.

Ao todo, Fernandinha conta com os seguintes álbuns solo em sua carreira: Sla Radical Dance Disco Club, Sla 2 Be Sample, Da Lata, Raio X - Revista e Ampliada, Entidade Urbana, Na Paz, MTV Ao Vivo e Perfil.