O REI TUT

Ben Kingsley como Ay, o Grão-Vizir

Ben Kingsley, ator premiado com um Oscar por seu papel em Gandhi (1982), encarna o Grão-Vizirdo reiTut.

Nascido em 31 de dezembro de 1943, em Scarborough, Inglaterra, Krishna Bhanjimudou seu nome para Ben Kingsley edesenvolveu uma longa carreira no teatro, cinema e televisão. Foi catapultado para a fama por sua participaçãono filme Gandhi (1982), que lhe rendeuum Oscar.Sua ampla versatilidade dramática pode ser vista em suas participações em vários projetos, como Bugsy (1991), Dave– Presidente por um Dia(1993) e Twelfth Night (1996). Ganhou diversos prêmios e foi nomeado 'Sir'pela rainha Elizabeth II, em 2002.

O rei Tutsubiu ao trono do Egito com apenas nove anos de idade. Por isso, a figura de Ay, o Grão-Vizir,interpretado por Sir Ben Kingsley, foi de vital importância para o desenvolvimento de seu reinado. Após a norte de Aquenatón, pai de Tut, o povo egípcio se encontrava subjugado por uma religião monoteísta e institucionalizada, que não tinha nada a ver com sua vasta tradição politeísta de deuses ancestrais. Nesse contexto, Ay ajudará o garotoTut a reconhecera verdadeira história de sua gente, para transformá-lo em um homem capaz de assumir as rédeas.

Ben Kingsleyé pai de quatro filhos. Thomas e Jasmine, fruto de seu primeiro matrimônio com a atriz Angela Morant; e Edmund e Fernando, nascidos de seu segundo casamento, coma diretora de teatro Alison Sutcliffe. Atualmente ele está solteiro, depois de se separar de sua terceira mulher, Alexandra.