Todos os horários
Andy Warhol

Andy Warhol

Andy Warhol foi um artista plástico, pintor, empresário, cineasta e figura de destaque do movimento de pop art. Nascido no dia 6 de agosto de 1928, em Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, seu nome de registro é Andrew Warhola. Ele morreu aos 58 anos, no dia 22 de fevereiro de 1987, em Nova York.

Tudo é bonito. Pop é tudo.

Seus pais eram imigrantes operários do nordeste da Eslováquia que, na época, fazia parte do Império Austro-Húngaro. Durante sua infância, Warhol teve uma doença no sistema nervoso que provocava movimentos involuntários das extremidades. Ele tornou-se um hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos. Quando estava doente, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema. Mais tarde, Warhol disse que este período foi importante para desenvolver sua personalidade.

 

Trabalho com publicidade

No futuro, todas as pessoas serão famosas durante quinze minutos.

Warhol mudou-se para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários. Como artista gráfico ganhou diversos prêmios. Em 1952, fez a sua primeira mostra individual. A partir de 1960, usou conceitos da publicidade em suas obras e reinventou a pop art com a reprodução mecânica de artigos de consumo, como as latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras como Marilyn Monroe, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e outros símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.

 

Tentativa de assassinato

Eu sou uma pessoa profundamente superficial.

No dia 3 de junho de 1968, um acontecimento afetaria para sempre a vida do pintor e cineasta. Ele sofreu uma tentativa de assassinato em seu estúdio (The Factory), em Nova York. O crime foi cometido pela radical feminista Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men - Sociedade para eliminar os homens). Ela invadiu seu estúdio e o feriu com três tiros. Valeria teria ficado furiosa com Warhol a quem teria apresentado um script pelo qual o artista não se interessou e ele também teria perdido o material. Ela pediu uma compensação pela perda, mas Warhol terminou por demiti-la do seu filme (I, a Man) e lhe pagou US$ 25. Warhol ficou gravemente ferido pelos tiros e quase morreu. O atentado deixou sequelas pelo resto de sua vida e ele foi obrigado a usar um espartilho cirúrgico. Mario Amaya, um crítico de artes, estava com Warhol no momento do crime, mas sofreu ferimentos leves e se recuperou rapidamente.

 

The Velvet Underground

Eu queria pintar o nada. Estava procurando alguma coisa que fosse a essência do nada, e foi isso.

Warhol ainda foi o patrocinador e criador do The Velvet Underground, considerado por muitos críticos um grupo essencial para a história do rock’n roll. A banda de vanguarda e de caráter experimental foi formada em 1964 por Lou Reed (voz e guitarra), Sterling Morrison (guitarra), John Cale (baixo), Doug Yule (que substituiu Cale em 1968), Nico (voz), Angus MacAlise (bateria) e Maureen Tucker (que substituiu Angus MacAlise).

O artista morreu em 1987, após uma operação na vesícula biliar. A cirurgia correu bem, mas Andy Warhol morreu no dia seguinte, em 22 de fevereiro.