Todos os horários

Ossos mumificados provariam a existência de monstro ancestral japonês?

O folclore japonês tem, entre suas figuras, o Kappa, um monstro aquático de aspecto humanoide e pele de réptil, bastante mencionado nas histórias de pais que querem manter os filhos longe das margens de rios e mares.

É que essas criaturas possuem um espírito brincalhão e, quando saem da água, costumam assustar as mulheres ou empurrar as crianças dentro do rio, onde, segundo as lendas, elas morrem inevitavelmente afogadas.

Supostamente, um conjunto de ossos mumificados, que seria parte de um verdadeiro Kappa, teria sido entregue à família Miyakonijo Shimazu, em 1818. Um desses lendários seres teria sido capturado nas margens da ilha de Kyushu. A pata, que seria de um Kappa, mede em torno de 8 cm, e o braço com a mão, possui 15 cm. Os restos foram exibidos ao público em 2014, na ilha de Kyushu, porém até onde se sabe os restos não foram submetidos a nenhuma avaliação científica. 


Com humor, um desenho antigo também mostra como se defender de um Kappa.


Fontes: Ancient Origins e Daily Mail

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons
Imagem no corpo do texto (de cima para baixo): Imagem via Daily Mail / Domínio Público via Wikimedia Commons.

DEUSES E MONSTROS

Monstros reais estão por trás das maiores lendas. A mitologia grega e os nórdicos são a fonte de contos épicos de deuses e monstros batalhando para governar o mundo. Mas estes heróis e vilãos podem ter sido reais? Thor, o deus do Trovão, foi uma figura central no folclore escandinavo, mas ele teria sido baseado em um guerreiro real? E se foi, seu martelo chamado Mjolnir, podia mesmo controlar trovões e relâmpagos? E mais, novas evidências sugerem a descoberta do local de nascimento do deus Zeus, no topo de uma montanha na Grécia. Por que Medusa tem uma cabeça cheia de serpentes, e que atrocidades ela teve que suportar que ainda afeta as mulheres até hoje? E poderia o verdadeiro mito por trás de Prometeu resolver um antigo mistério médico?

Duas grandes revoluções se entrelaçam. A Revolução Americana inspira sonhos de liberdade política e pessoal. Já a Revolução Industrial substituiu a força muscular por máquinas, libertando a humanidade dos limites da natureza. Mas o nosso velho inimigo, a doença, se desenvolve nas cidades industriais. Com a Guerra Civil Americana, as duas revoluções se chocam. A primeira guerra industrial do mundo é uma batalha para definir a "liberdade".

CERVEJARIA

Esta série vai comprovar se é melhor ler ou não os manuais incluídos nos produtos que usamos, por meio de um desafio que traz os dois lados desta questão. Ed Sanders e Marcus Hunt vão tentar operar máquinas e usar a tecnologia, um deles seguindo rigorosamente um manual e o outro usando apenas seu instinto.

Os discos de pedra Dropa são um mistério cativante. Descobertos em uma gruta na China, acredita-se que as inscrições que os recobrem são de uma raça extraterrestre cujo destino parece ter terminado em uma aterrissagem forçada no planeta Terra.