Inicio

Inteligência Artificial recria rosto de Jesus com base no Santo Sudário

O manto que teria envolvido o corpo de Cristo é uma das relíquias mais controversas da Igreja Católica
Por History Channel Brasil em 28 de Setembro de 2023 às 11:57 HS
Inteligência Artificial recria rosto de Jesus com base no Santo Sudário-0

Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial tem sido usada para revelar como teriam sido os rostos de diversas figuras históricas. Agora, a tecnologia foi usada para recriar a aparência de Jesus Cristo com base na imagem do Sudário de Turim. O projeto foi uma iniciativa do tabloide britânico Daily Star.

Sudário de Turim

Os especialistas usaram a plataforma de Inteligência Artificial Midjourney para recriar o rosto de Cristo. A imagem mostra um homem de cabelos compridos e barba com os olhos abertos olhando para frente. Parte de seu corpo também pode ser vista. Confira abaixo:

O Santo Sudário é uma das mais famosas relíquias cristãs. O manto, que mede 436 centímetros de comprimento por 110 de largura, teria envolvido Jesus após a crucificação, preservando as marcas do rosto e do corpo de Cristo. O tecido de linho mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. 

Os primeiros registros históricos do Sudário de Turim datam da década de 1350. Um cavaleiro francês chamado Geoffroi de Charny supostamente o apresentou ao reitor da igreja de Lirey, na França, como a autêntica mortalha funerária de Jesus. Não há registro de como Charny conseguiu sudário, nem onde a peça esteve durante os 1.300 anos desde a crucificação de Cristo.

Mas a peça é autêntica? Alguns estudiosos acreditam que ela seria uma falsificação produzida durante a Idade Média. O Sudário está guardado na Catedral de Turim e raramente é apresentado ao público. A Igreja Católica não tem uma opinião oficial a respeito da peça. Para a instituição, fica a critério de cada fiel decidir se acredita ou não em sua autenticidade.

Fontes
Daily Star
Imagens
Dianelos Georgoudis (CC BY-SA 3.0), via Wikimedia Commons - https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en