Inicio

VÍDEO: Conheça Laniakea, o superaglomerado de 100 mil galáxias, incluindo a Via Láctea

Por History Channel Brasil em 17 de Setembro de 2014 às 16:06 HS
VÍDEO: Conheça Laniakea, o superaglomerado de 100 mil galáxias, incluindo a Via Láctea-0

A partir de hoje, todos os habitantes do planeta Terra e seu entorno fazem parte, oficialmente, de Laniakea, um superaglomerado de 100 mil galáxias, entre elas a Via Láctea. Laniakea é o nome que uma equipe de cientistas da Universidade do Havaí, em Honolulu, utilizou para batizar esse acúmulo enorme de galáxias, que pode ser observado detalhadamente através de um mapa 3D impressionante (confira o vídeo no final do texto).

O termo Laniakea, original do idioma havaiano, significa “céu imenso”, e é uma descrição apropriada para a estrutura de 500 milhões de anos luz de diâmetro, com capacidade para a massa de 100 trilhões de sóis. Geralmente, as galáxias costumam ficar agrupadas; em escalas maiores se encadeiam umas com as outras, como se fossem pérolas em um colar, formando filamentos brilhantes. Quando esses filamentos se entrecruzam, geram superaglomerados de galáxias com um movimento próprio afetado pela gravidade.

Dessa forma, Laniakea representa o primeiro desses superaglomerados a ser completamente mapeado pelo homem, e suas galáxias fluem para dentro de uma zona denominada “o Grande Atrator”, uma espécie de grande vale gravitacional. Nossa galáxia, a Via Láctea, está situada nas proximidades da borda de Laniakea. Os limites de Laniekea foram estabelecidos por uma equipe de cientistas sob o comando de Bret Tully, com base nas medições das velocidades das galáxias que formam o superaglomerado. Existem também quatro superaglomerados vizinhos, conhecidos como Shapley, Hércules, Coma e Perseu-Peixes, em torno de Laniakea.

Assista ao vídeo: 

 

Fonte: Nature