Inicio

A selfie tirada num dos lugares mais sinistros do mundo

Por History Channel Brasil em 17 de Novembro de 2016 às 16:09 HS
A selfie tirada num dos lugares mais sinistros do mundo-0

Ao primeiro olhar, é difícil saber o que acontece nesta foto, mas ali está um homem que se expôs à pior radiação do mundo e registrou isso numa selfie, à moda antiga.

O autor dessa foto é Artur Korneyev, um inspetor nuclear do Cazaquistão, que está em num dos lugares mais sinistros do mundo. Era o ano de 1996, e Korneyev se encontra numa área conhecida como "Pé de Elefante", onde fica o material derretido do reator nuclear de Chernobyl. Ou seja, as substâncias mais tóxicas criadas na terra, o corium.

 

[VEJA TAMBÉM: Os 8 lugares misteriosos que o Google Earth quer esconder de você]

 

A foto mostra a lava fluindo da Usina de Chernobyl, mesmo uma década após o desastre nuclear, ocorrido em 26 de abril de 1986. Quem chegasse ali no dia do acidente, morreria em segundos.

 

Como Korneyev não foi encontrado para dar uma entrevista e contar detalhes da foto, é possível montar pistas para explicar a imagem. Por meio de fotos similares batidas na época por Korneyev, é provável que ele tenha diminuído a velocidade do obturador da sua máquina fotográfica, o que deu a ele tempo de se posicionar para a foto. Isso explica porque ele aparece se movendo e porque o brilho de sua lanterna parece um relâmpago. A granulação da foto, no entanto, é, provavelmente, devido à radiação.

 


Fonte: Atlas Obscura
Imagem: Departamento de Energia dos Estados Unidos