Inicio

Projetista usa impressão 3D para criar carro movido a energia nuclear

Por History Channel Brasil em 12 de Agosto de 2016 às 18:31 HS
Projetista usa impressão 3D para criar carro movido a energia nuclear-0

Ideia é do russo Grigory Gorin que batizou sua invenção de Mesarthim F-Tron Quattro, em referência a uma das estrelas da constelação de Áries.

O projetista russo Grigory Gorin criou o protótipo de um carro movido a energia nuclear usando materiais leves e resistentes a partir da tecnologia de impressão 3D. Ainda é uma ideia conceitual, embora Gorin tenha levado em conta todos os detalhes para criar um sofisticado e complicado sistema propulsor.

O Audi Mesarthim F-Tron Quattro Concept, como foi batizado o protótipo, em referência a uma das estrelas que compõem a constelação de Áries, já nasce polêmico. A energia nuclear pode ser considerada limpa por não emitir poluentes, mas é extremamente perigosa em casos de acidentes ou se o lixo atômico não receber o tratamento adequado.

Projetista usa impressão 3D para criar carro movido a energia nuclear - 1

As vantagens do motor nuclear não são novidades. A indústria automobilística já está de olho nesta fonte de energia há tempos. Um carro teria de ser “abastecido” uma ou duas vezes a cada cinco anos. Mas sair pelas ruas carregando um reator nuclear ainda nos leva a pensar melhor sobre essa economia.

Em seu projeto, Grigory Gorin instalou um reator de fusão nuclear e injetores de plasma na parte central do carro. Em volta deles há um sistema para a geração de vapor utilizando o calor do reator para poder fazer girar uma turbina conectada a um gerador. Esse gerador será o encarregado de carregar as baterias instaladas na parte dianteira em ambas as laterais.

“A ideia do projeto é chamar a atenção para a possibilidade de usar a fusão nuclear como fonte de energia segura e ambientalmente amigável. A fusão nuclear permitiria fornecer energia para a maior parte da população do planeta”, defente Gorin.

Veja mais imagens do carro no vídeo:


Fonte: atraccion360.com e behance.net
Imagem: Divulgação