Inicio

Por que achamos que vamos despencar quando estamos dormindo?

Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2016 às 12:48 HS
Por que achamos que vamos despencar quando estamos dormindo?-0

Talvez esta experiência pareça familiar: você está quase pegando no sono e, de repente, sente um sensação de queda chocante.

Você acorda assustado. É como se caísse em um buraco, tropeçasse em uma escada ou ficasse de pernas para o ar por alguns segundos. A sensação não é nada agradável e, às vezes, é forte o suficiente para acabar com o seu sono. 

Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico que, às vezes, pode ser acompanhado de uma alucinação visual. Ele ocorre quando os músculos, normalmente das pernas (embora possa ser observado em todo o corpo), se contraem involuntariamente e rapidamente, quase como um tique ou espasmo. Embora as razões não estejam muito claras, haveria dois motivos ligados a nossa perspectiva evolutiva.

Segurança

A primeira delas sugere que nosso corpo não relaxa imediatamente assim que adormecemos por uma questão de segurança. Nossos músculos ainda estariam despertos para uma última checagem para ter certeza de que estamos dormindo em um lugar seguro, ou ainda estaria pronto para uma resposta rápida de defesa nos momento iniciais antes de pegar no sono para valer. 

Outra função evolutiva dessa contração dos nossos músculos - pelo menos para os nossos ancestrais - seria a de verificar a estabilidade da posição do nosso corpo antes de dormirmos, como no caso de cair no sono em uma árvore. 

Conflito 

Uma outra teoria ainda sugere que o espasmo hípnico é apenas um sintoma do nosso sistema fisiológico ativo que está cedendo, por vezes com relutância, para a nossa unidade de sono, quando estamos passando do controle motor e voluntário para um estado de relaxamento e até de paralisia corporal. Em essência, o espasmo hípnico pode ser um sinal do conflito que se passa em nosso cérebro quando “desligamos” para dormir.

 


Fontes: IFL ScienceBBC

Imagem: Shutterstock.com