Inicio

Pesquisa revela nova espécie que deu origem ao ser humano

Por History Channel Brasil em 01 de Agosto de 2016 às 09:03 HS
Pesquisa revela nova espécie que deu origem ao ser humano-0

Ao analisar o DNA de nativos das ilhas Andaman, no Sudeste da Ásia, cientistas identificaram genes totalmente desconhecidos.

Os pesquisadores acreditam que tenha existido, na região das ilhas Andam, que pertencem à Índia, um ancestral humano até agora desconhecido. O estudo foi publicado na revista Nature Genetics.

“Para lançar luz sobre o povoamento do Sul da Ásia e as origens morfológicas encontradas lá, analisamos sequências de DNA de 10 indivíduos andamaneses e os comparamos com 60 indivíduos do continente e com bancos de dados públicos. As populações do Sul e Sudeste da Ásia apresentam traços no DNA que não são encontrados em nenhum outro humano até hoje”, relatam os cientistas.

Essa descoberta leva os pesquisadores a concluírem que, além dos ancestrais já conhecidos que deram origem ao Homo erectus, poder ter existido outro que transmitiu seus genes aos povos das ilhas Andaman.

Outros ancestrais

Em 2010, os cientistas descobriram o homem de Denisova, uma possível espécie de hominídeo localizada na caverna de Denisova, na Sibéria. A análise de DNA provou que este também foi um ancestral nosso. Antes disso, em 2004, na Ilha de Flores, na Indonésia, foi identificado o Homo floresiensis. Essa espécie foi apelidada de Hobbit, pela possível semelhança com as criaturas ficcionais de J.R.R. Tolkien.

Os genes mapeados agora nos andamaneses não tem relação com o Denisova ou o Homo floresiensis. Estaríamos diante de um novo ancestral.


Fonte: iflscience.com e nature.com

Imagem: Finchfocus/Shutterstock.com