Inicio

Os desesperados dias finais dos mamutes

Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2016 às 00:55 HS
Os desesperados dias finais dos mamutes -0

Os últimos mamutes da terra morreram de sede, isolados em uma ilha no mar de Bering, há 5 mil anos.

A maior parte dos mamutes foi extinta da terra há aproximadamente 10,5 mil anos. A causa do desaparecimento desses animais foi a mudança climática, com o fim do período Glacial, e a caça promovida pelos humanos.

Recentemente, um estudo provou, no entanto, que alguns animais conseguiram sobreviver por mais 5 mil anos em uma ilha onde os humanos não tinham acesso. Mesmo assim, tiveram um fim terrível com a falta de água potável.

Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) demonstra que, quando os continentes se separaram e o Alasca se distanciou da Sibéria devido a um aumento do nível do mar, muitos mamutes ficaram isolados em ilhas que se formaram no estreito de Bering e na região ártica.

Naquele período o nível do mar estava se elevando, o que reduzia a área da ilha, acabava com lagos e contaminava fontes de água potável com água salgada.

Os desesperados dias finais dos mamutes  - 1

"Quando os últimos lagos secaram, os animais se concentraram em volta de depressões que acumulavam água. Eles ficavam se movimentando e isso destruía a vegetação - vemos isso acontecer com elefantes modernos", disse o líder do estudo, Russell Graham, professor da Universidade Estatal da Pensilvânia.

"Aumentavam a erosão e o depósito de sedimentos nos lagos, o que diminuía a quantidade de água potável", explicou. "Os mamutes estavam contribuindo para a sua própria extinção".


Fonte: BBC
Imagem destaque: Michael Rosskothen/Shutterstock.com
Imagem corpo da matéria: Aunt Spray/Shutterstock.com